Ipatinga, 26 de Fevereiro de 2021
NOTÍCIAS

Comitiva mexicana e Parreira visitam Ipatinga de olho em 2014

Tetracampeão e Agência Metropolitana do Vale do Aço avaliam cidade como possível CTS da Copa


Carlos Alberto Parreira visitou o Ipatingão acompanhado de membros da Federação Mexicana de Futebol

Uma comitiva da seleção de futebol do México esteve no último sábado (20) em Ipatinga, acompanhada do ex-treinador Carlos Alberto Parreira, tetracampeão mundial com o Brasil e consultor da Copa do Mundo de 2014, além de membros da Secretaria de Estado Extraordinária para a Copa do Mundo (Secopa). Eles foram recebidos pelo diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, Thales Rezende Coelho Alves – que busca atrair uma das seleções para Ipatinga na Copa de 2014 – e representantes do município. Esta é uma das iniciativas do governo de Minas, por meio da Secopa, que pretende prestigiar as cidades do interior mineiro no Mundial do Brasil.

A delegação mexicana realizou uma visita técnica às estruturas esportivas e hoteleiras de Ipatinga no sábado. O grupo conheceu o estádio Ipatingão, que concorre como um dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS). A escolha do local onde as seleções treinam antes do evento esportivo de 2014 é feita pela comissão técnica de cada país, com base em catálogo elaborado pela Fifa.

O material oferece sugestões dos CTS, que são locais de treinamentos realizados dias antes dos jogos. Já a hospedagem pode ser em local que ofereça um campo de futebol ou que apenas seja próximo a um CTS.

Membros da Federação Mexicana de Futebol estão no Brasil para visitar locais que possam hospedar a seleção daquele país durante o Mundial de 2014. Ipatinga faz parte da primeira versão do catálogo com Centros de Treinamento de Seleções (CTS). Belo Horizonte, Matias Barbosa, Juiz de Fora e Uberlândia completam a lista das cidades mineiras da publicação.

. Vantagem

Carlos Alberto Parreira destacou que Minas Gerais conta com a vantagem de ser um Estado muito bem localizado, facilitando os deslocamentos. Ao falar sobre a infraestrutura esportiva em Minas, Parreira reiterou a importância do primeiro encontro. “Tem que ser amor à primeira vista. Os hotéis e centros de treinamento têm que estar preparados de forma a seduzir as delegações internacionais no primeiro encontro. As cidades que queiram receber seleções têm um ano pela frente para se readequarem. Isso quer dizer hotéis com conforto, bem localizados, e bons espaços para treinar, com gramado de boa qualidade”, lembrou.

Os membros da federação mexicana visitariam, na sequência, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

. Referência

Para o diretor da Agência Metropolitana do Vale do Aço, Thales Rezende, a reputação e a experiência de Parreira, contratado como consultor da Secretaria Especial da Copa para auxiliar na atração de seleções ao Estado de Minas Gerais, convergem olhares do mundo inteiro para nossa região.

Segundo ele, é necessário um esforço conjunto de toda a sociedade para que Ipatinga seja um dos CTS. “Estamos contentes de receber a visita de Parreira, juntamente com a delegação da seleção mexicana, para colocar a Região Metropolitana em condições de brigar para ser um dos CTS. Num momento crucial para o desenvolvimento econômico local, temos de dedicar nossos esforços para receber uma das seleções que disputarão o mundial”, disse Thales.

. APL Metalomecânico

O diretor-geral da Agência Metropolitana acrescenta que o Vale do Aço busca o reconhecimento de um APL Metalomecânico (arranjo produtivo local) e tem, nessa vitrine, também grande oportunidade de atrair investidores internacionais, bem como proporcionar a realização de negócios importantes que trarão mais recursos e desenvolvimento para a região. “Se conseguirmos produzir um esforço conjunto e contar com a participação do poder público municipal e empresariado, estaremos muito perto dessa conquista”, posiciona-se.

. Investimentos

Para Carlos Alberto Parreira, há que se investir no “local de trabalho das seleções”, se referindo às condições do estádio municipal, suas instalações e o gramado, que, hoje, não estão em condições adequadas e precisam de investimentos pontuais para receber uma seleção de futebol.

“O estádio, os locais de treinamento, são nossos instrumentos de trabalho”, afirma o tetracampeão, fazendo comparação de que “nenhum médico quer operar numa sala de cirurgia sem boas condições; da mesma forma, nenhum grande jogador irá querer trabalhar em campos malcuidados, em gramados irregulares e em estádios sem bons vestiários, enfermarias ”, enfatiza o consultor.

. Critérios

Para a representante da Secopa, Ludimila Kai, a visita dos mexicanos a Ipatinga reforça o compromisso do Estado em interiorizar o Mundial de 2014. “É importante que a Copa do Mundo chegue ao interior mineiro, gerando visibilidade e melhorias a esses municípios”, disse.

O Centro de Treinamento de Seleções deve ter, pelo menos, um campo com excelentes condições e medidas oficiais, além de spa, piscina e área fitness. O tempo de deslocamento hotel-CTS deve ser de, no máximo, 20 minutos, via ônibus. Com relação a hospedagem, o hotel deve ter disponibilidade de no mínimo 55 quartos com ar-condicionado ou aquecedor, considerando o clima na região nos meses de junho e julho.

Algumas seleções podem precisar de 100 quartos ou mais. A sala para conferência deve ter capacidade mínima para 100 pessoas. Já o aeroporto deve ter capacidade para receber aeronaves de aproximadamente 120 passageiros e ainda permitir voos noturnos. A Fifa exige uma distância que represente um tempo de deslocamento de, no máximo, 60 minutos entre hotel e aeroporto, via ônibus.

. Candidatas

Atualmente, 19 cidades mineiras são candidatas a CTS junto ao Comitê Local da Fifa (COL): Além de Ipatinga, Araxá, Caxambu, Caeté, Divinópolis, Extrema, Formiga, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Matias Barbosa, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sacramento, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Varginha.

Fonte: http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=67454




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br