Ipatinga, 20 de Agosto de 2019
NOTÍCIAS

Oikós celebra 20 anos no Dia do Meio Ambiente



Mirante construído no Cruzeiro. Dele é possível ter a visão das cidades de Timóteo, Ipatinga e do Parque Estadual do Rio Doce.

Mais que um belo local para se visitar e sentir o contato com a natureza, o Centro de Educação Ambiental da Aperam South America, Oikós, é um recanto do conhecimento e da preservação do meio ambiente. Criado no dia 05 de junho de 1993, o local completa nesta quarta-feira, 20 anos de idade e de muitas atividades que envolveram toda a comunidade do Vale do Aço. Sempre com o intuito de sensibilizar, educar e conservar as riquezas naturais da cidade e região.

Estima-se que mais de 400 mil visitantes, já participaram de alguma atividade oferecida no Oikós. O espaço, que antes abrigava o antigo Centro de Pesquisa da Acesita Energética, transformou-se em um Centro de Educação Ambiental e, desde então, tornou-se referência quando o assunto é educação ambiental.

“A criação do Centro de Educação Ambiental - Oikós se deu para estreitar o relacionamento da empresa com a comunidade e, ao mesmo tempo, reforçar a atuação da Aperam nas questões relacionadas ao meio ambiente. Cabe ressaltar a visão de futuro que a Organização teve ao criar o Centro há 20 anos atrás”, afirma Ilder Camargo, diretor de Recursos Humanos da Aperam South America.

Com 989 hectares de pura biodiversidade, o local abriga diferentes tipos de espécies de animais e plantas e 32 nascentes, sendo um ponto de grande preservação da Mata Atlântica. No Oikós, além de encontrar uma área de tranquilidade e muito verde, os visitantes podem participar de atividades diversas e também obter conhecimento sobre tecnologias que podem ser aplicadas no seu dia a dia e que ajudam a preservar o meio ambiente.

Dentro dos projetos desenvolvidos pela equipe da Fundação Aperam Acesita, que administra o Centro, estão o Caminhando no Oikós; Visitas Escolares; Calendário Ecológico; Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós; as Tecnologias Alternativas como o Biodigestor, Horta Agroecológica, Tratamento Natural de Esgoto; entre outros. “Dentro do Oikós nós procuramos atingir os mais diversos públicos, sempre com o objetivo de conscientizar as pessoas, sendo elas jovens, adultos ou crianças, sobre a importância de se preservar a riqueza natural que temos”, ressalta Venilson Vitorino, Presidente da Fundação Aperam Acesita.

Desde sua origem, a proximidade do Oikós com as escolas públicas na cidade de Timóteo ocorreu naturalmente. Em 20 anos, foram mais de 46 mil visitas escolares monitoradas.

. Uma segunda casa

A palavra Oikós, em grego, significa casa e para os aposentados Vanda de Melo, de 76 anos, e Raimundo de Melo, 77 anos, a escolha do nome não poderia ter sido melhor. Acostumados a visitar o local desde a sua fundação, o casal, viu as visitas marcarem o crescimento das netas Renata de 21 anos e Rafaela de 18. Hoje podem reviver aquela época com a mais nova, Laura de 2 anos. “Nas atividades e em alguns eventos minha família toda participava. Além disso, eu e meu marido gostamos muito de caminhar por lá”, comenta Vanda.

Além de reunir a família, Raimundo também aproveita os passeios para cuidar da saúde. De segunda a sexta-feira, caminha por uma hora e não deixa de lado os alongamentos. Um momento para relaxar. “Quando atravesso o portão e entro no Oikós, me sinto como se estivesse no paraíso. O barulho dos carros, os problemas, a poluição ficam lá fora. É tudo tão especial que se você me pedir para dizer o que gosto mais aqui dentro eu não vou saber te dizer”, elogia.

. Programação da Semana do Meio Ambiente

Nesta quarta-feira (05) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar essa data, a Aperam South America, por meio da Fundação Aperam Acesita, irá realizar uma série de atividades envolvendo a comunidade. As ações serão desenvolvidas em parceria com várias instituições e tem o intuito de despertar a consciência ambiental nas pessoas.

Hoje será realizada uma Caminhada Ecológica no Centro de Timóteo, tendo como ponto de concentração a Praça 1° de Maio. Com início previsto para as 8h, o evento irá contar com a participação de 12 escolas do município, com expectativa de grande público. Na ocasião, os participantes irão circular pelo centro comercial da cidade e, depois, distribuir mudas de plantas para os presentes na Praça. Haverá participação especial da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais. O evento é fruto de uma parceria entre Aperam South America, Fundação Aperam Acesita, Prefeitura de Timóteo, Polícia Militar, Escolas de Timóteo, Copasa e IEF/SEMAD.

Mas as atividades não ficarão restritas à semana do meio ambiente. No dia 16 de junho, domingo, será realizada uma Caminhada ao Mirante do Cruzeiro, localizado dentro da área do Centro de Educação Ambiental da Aperam, Oikós. Este ano, a caminhada será diurna e serão disponibilizadas 200 vagas para empregados da empresa e comunidade. Os interessados em participar devem entrar em contato com o Oikós pelo telefone 3849-1101, de 10 a 14 de junho, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Em paralelo a tudo isso, o Oikós também receberá alunos das escolas da região que terão a oportunidade de fazer o tradicional Circuito de Arvorismo do Centro de Educação Ambiental. Na oportunidade, além de praticarem uma atividade física com um tempero de esporte de aventura, os jovens receberão lições de educação ambiental e segurança.

Fonte: http://www.jvaonline.com.br




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br