Ipatinga, 20 de Agosto de 2019
NOTÍCIAS

Unileste sedia lançamento de livro sobre o Rio Doce



Parque Estadual Rio Doce

O resultado de um extenso trabalho de campo desenvolvido entre os anos de 2007 e 2012 será apresentado nesta quarta-feira (05), às 19h, no auditório Padres do Trabalho, campus Coronel Fabriciano do Centro Universitário de Minas Gerais (Unileste). A bióloga e educadora Dayse de Fátima Rodrigues de Lima lançará o livro intitulado “O Serpenteamento do Rio Doce das Alterosas Mineiras ao Atlântico Capixaba - Um olhar ambiental, histórico, geográfico e cultural”. O evento é aberto ao público.

Especializada em Educação, Microbiologia e Gestão Ambiental, Dayse Lima apresentará ao público presente a produção resultante de um trabalho de campo feito por meio de fotografias, pesquisas literárias, entrevistas realizado pela autora em Minas Gerais e também no Espírito Santo.

. Sobre o rio Doce

O Rio Doce é o segundo maior rio da costa leste brasileira, possuindo uma extensão aproximada de 900 quilômetros. Tem suas nascentes nas serras da Mantiqueira e Espinhaço, em Minas Gerais. Banha em área urbana nove municípios mineiros e três capixabas. Em área rural banha 22 municípios mineiros e um capixaba.

Possui vários e importantes tributários: rio Suaçuí Grande, rio Manhuaçu, rio Piracicaba, rio São José e rio Pancas. Em suas águas encontram-se instaladas algumas hidrelétricas: UHE Risoleta Neves, UHE Eliezer Batista, etc. Sua foz acontece no litoral linharense – ES. É um rio de domínio da União. Tinha como guardiões os ferozes índios Botocudos e as opulentas matas (Mata Atlântica). Hoje se encontra muito assoreado e poluído, comprometendo assim a qualidade e quantidade de suas águas.




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br