Ipatinga, 20 de Agosto de 2019
NOTÍCIAS

Ipatinga Rugby conquista 2ª Divisão do Mineiro



O Ipatinga Rugby venceu o favorito Nova Lima Rugby por 14 a 0 no último sábado

Em sua primeira competição oficial, o Ipatinga Rugby conquistou seu primeiro título e a chance de conquistar uma vaga na elite do rugby estadual. A campanha 100% na categoria de acesso do Campeonato Mineiro da modalidade dará ao time rubro-verde a chance de, no dia 13 de julho, disputar a vaga na 1ª Divisão. E pensar que no começo do ano, os jogadores não pensavam nem em disputar partidas oficiais ainda.

No último sábado (01), o Ipatinga Rugby recebeu o Nova Lima Rugby, da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Enquanto o time de Nova Lima era o favorito, tanto no jogo quando à vaga na 1ª Divisão, os Leões do Vale era formado por jogadores iniciantes, em seu primeiro ano de disputa. Mas em campo, favoritismo não conta, e a vitória incontestável por 14 a 0 deu ao time do Vale do Aço o título da 2ª Divisão.

. Começo com o pé direito

O primeiro jogo oficial do Ipatinga Rugby não poderia ter sido melhor: vitória fora de casa, contra o Inconfidência Rugby, de Belo Horizonte, por 31 a 13. O segundo jogo foi em casa, contra o TerreMOC, time de Montes Claros, e mais uma vitória: 25 a 15. Haveria uma quarta partida, contra o time de Alfenas. Porém, devido a dívidas e a falta de documento de 95% dos atletas da equipe do Sul de Minas, o time foi desclassificada do torneio. “Quem já enfrentou ficou com a vitória. Os dois jogos que restavam, o nosso no dia 06 de julho o da 3ª rodada, que seria no último final de semana, contra o Inconfidência, foram convertidos em vitória: 4 pontos mais um ponto de bônus, totalizando cinco. Com isso, chegamos até 18, sendo que o segundo colocado chega apenas a 15. Virtualmente, somos os campeões, com uma rodada de antecedência, falta apenas a Federação Mineira confirmar, o que deverá acontecer até o dia 15”, explicou o presidente do Ipatinga Rugby, Lucas Carvalhais.

. Jogo de acesso

Diferente do futebol, a conquista da 2ª Divisão não garante o acesso à divisão acima. A 1ª Divisão é formada por dez times, muitos deles envolvidos em torneios nacionais da modalidade. Para subir, o Ipatinga Rugby terá mais uma partida, já marcada para o dia 13 de julho, contra o último colocado da 1ª Divisão, que ainda não foi definido. “Como conquistamos a 2ª, temos a vantagem de jogar em casa contra o último colocado da 1ª. Segundo a Federação, esta é uma medida para manter o grau de excelência na 1ª. O time que sobe tem que ser capaz de vencer os que já estavam lá”, disse Lucas. O adversário deverá ser ou o time de Juiz de Fora, ou o Campo Belo, que ocupam as últimas colocações na tabela.

. Campeonato não estava nos planos

O projeto do Ipatinga Rugby começou com um grupo de amigos, em 2011. Eles pensavam, inicialmente, em estruturar a equipe durante o ano de 2012, e disputar a 2ª Divisão em 2013. Porém, eles pensavam que conseguiriam mais apoio, até pelo fato do Rugby ser colocado entre os esportes olímpicos. Mas o apoio esperado não veio, e o ano de 2013 também seria de estruturação. Porém, os próprios atletas se juntaram, mostrando interesse em disputar a primeira competição oficial, para testar o nível. Teste é teste, jogo é jogo, como dizem no futebol. Outro fator que ajudou na disputa foi a adequação do calendário e das viagens, tornando a disputa do torneio mais barata. Ao final, o resultado é além do esperado pela equipe. “Disputamos contra times que já tinham experiência, e conquistamos o acesso. Testamos a nossa força, a equipe entendeu que valeria a pena participar do campeonato, e valeu”, revelou.

. Apoio financeiro

Mesmo sem apoio municipal, o Ipatinga Rugby conseguiu patrocinadores para conseguir disputar o Mineiro. “A gente teve apoios sim, durante a competição. Temos um patrocínio fixo da lavanderia Porto Seguro, da Metalcom, o Dom Patrício, a Cervejaria Brudder e a RecicleMinas. Temos galgado apoios e estamos conseguindo, mas ainda falta muito. Estivemos na Prefeitura no início do ano, eles se mostraram receptivos. Pedimos apoio estrutural e uma entrada nas escolas para estar divulgando o esporte, nada financeiro, mas não tivemos uma resposta. Esperamos que com o título, e com o possível acesso, as portas venham a se abrir um pouco”, contou o presidente.

A disputa pelo acesso a 1ª Divisão do Rugby estadual será realizada no dia 13 de julho, no Campo da Vigilância, no Bom Retiro.

O que é Rugby?

O rugby é o segundo esporte de equipes mais popular do mundo só perdendo para o futebol de campo. É um esporte coletivo praticado com as mãos e com uma bola. É um jogo muito parecido com o Futebol Americano. Uma partida tem duas partes de quarenta minutos. O objetivo é fazer maior número de pontos. Cada time no rugby tem 15 jogadores titulares e 6 reservas. A bola de rugby tem o formato oval e é feita de couro semelhante à bola de futebol. Tem entre 58 e 62cm de comprimento e 28 e 30cm de largura e pesa entre 410 e 460 gramas. O campo é retangular, com comprimento de 144 metros e largura de 70 metros.

. Origem

Uma das versões para a origem do rugby, é que ele teria nascido de uma jogada irregular do futebol feita por um estudante chamado Willian Ellis que achou o futebol monótono. Ele pegou a bola na mão e levou até a linha de fundo do adversário. Seus colegas, irritados, tentaram agarrá-lo. Existem outras versões para a origem do esporte, porém, a French Rugby Federation conserva o túmulo de Ellis como patrimônio do esporte.

Fonte: http://www.jvaonline.com.br


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br