Ipatinga, 13 de Agosto de 2020
NOTÍCIAS

Diocese prepara festa e posse de novo Bispo

Dom Marco Gubiotti assume no próximo dia 16 em Itabira


Bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti

A Diocese de Itabira–Coronel Fabriciano está organizando a grande festa que será realizada no parque de Exposições de Itabira no dia 16 de junho e a Posse Canônica do novo Bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti que será realizada às 11:00h do mesmo dia, na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário, num evento reservado a padres, bispos e autoridades, e a despedida/saída do Administrador Apostólico Dom Odilon Guimarães Moreira.

Em coletiva de imprensa prevista para o dia 13 de junho, quinta-feira, às 15:00 horas, no Salão Paroquial da Igreja da Saúde, na cidade de Itabira, será apresentado oficialmente o Bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti. Também estarão presentes: Dom Odilon Guimarães, bispo emérito que renunciou do múnus de governar a Diocese, Pe. Cléverson Pinheiro, responsável pela organização e cerimonial da Festa da Diocese 2013 e Pe. Uildes Flávio – Vigário Geral do Regional I.

Haverá transmissão simultânea via web no dia do evento para aqueles que quiserem acompanhar de casa a Posse canônica e a Missa Concelebrada.

ENTREVISTA

Monsenhor Marco Aurélio Gubiotti, 49 anos em entrevista concedida pelo novo bispo via telefone no dia 25 de maio ao jornal VALE DO AÇO, às vésperas de sua ordenação, como bispo da Diocese de Itabira - Coronel Fabriciano na cerimônia que aconteceu em sua cidade natal, Ouro Fino, falou da ansiedade deste momento considerado por ele muito importante e também para os fiéis que irá conduzir. E como pretende desenvolver seu trabalho à frente de seu rebanho, como chama os cerca de 600 católicos que a diocese estima que ele vá conduzir.

Dom Marco Aurélio começa dizendo que “O meu coração está ansioso, mas meu espírito está confiante”, e diz que espera a vinda de dezenas de caravanas todos os pontos, mas também de outras das cidades vizinhas a Pouso Alegre e das paróquias onde ele trabalhou durante seus 24 anos de sacerdócio. Assim como a presença de vários bispos de toda Minas Gerais, já que durante a sua participação na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- CNBB, todos os padres, presbíteros e bispos foram convidados para a cerimônia.

Dom Marco Aurélio Gubiotti, completa 50 anos no dia 21 de outubro.No Vale do Aço, o novo bispo agendou para o dia 23 de junho, às 19h30 na catedral de São Sebastião, no bairro dos Professores, em Coronel Fabriciano, a celebração de sua primeira missa na região.

“A ordenação trata-se de uma grande festa para a igreja católica. Pois o bispo cria uma unidade na fé, pois ele é seguido pelos padres e presbíteros que juntos pastoreia o povo de Deus. O rebanho é do Bom Pastor e nós somos os representantes de Deus nas comunidades e como já falei antes a este jornal, pretende ser o pastor das minhas ovelhas que estou assumindo agora e conto com a colaboração de todos”, observa.

O novo bispo afirma ainda que terá como prioridades a formação atual e permanente dos presbíteros, revitalização das paróquias, desenvolvimento de uma consciência missionária abrangente, a manutenção da unidade na diversidade e apoio às diversas pastorais. “Pretendo incentivar as vocações, pois tenho um profundo amor pelas vocações e esse é meu compromisso”, afirma.

. As mudanças

Sobre realizar possíveis mudanças dentro da Diocese de Itabira - Coronel Fabriciano, ele adiantou para a reportagem que qualquer decisão somente será tomada e ele só vai se pronunciar após a sua posse aqui no Vale do Aço. Quando então ele vai se reunir com todos os conselhos, pastorais, padres, presbíteros e outras autoridades dentro da igreja, visando tomar conhecimento das condições da Diocese sobre as questões práticas que ocorrem atualmente. “Mas de modo geral, pretendo dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido por Dom Odilon Guimarães Moreira”, salienta.

Dom Marco Aurélio é favorável ao uso das redes sociais, e ele mesmo é um usuário de facebok como forma de estimular as pessoas a conhecerem melhor o seu trabalho diz esse mecanismo vem facilitando a evangelização quando bem utilizado.

"A Igreja vive, a Igreja acontece, a medida que novos Pentecostes se realizam em nosso meio", finaliza o novo bispo Marco Aurélio Gubiotti.

BIOGRAFIA

Bispo Marco Aurélio Gubiotti é mineiro de Ouro Fino (MG), e tem 49 anos de idade. Cursou filosofia no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre, e a teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP). Foi ordenado presbítero em 1989, e exerceu a missão paroquial nas paróquias de São Caetano em Brasópolis, Santo Antônio em Jacutinga, Nossa Senhora Aparecida em Tocos do Moji, São Sebastião em São Sebastião da Bela Vista e Nossa Senhora de Fátima em Santa Rita do Sapucaí.

Obteve o título de Mestre em Estudos Bíblicos pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo (SP). Colaborou com a formação no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre e foi diretor do Instituto Teológico Interdiocesano São José (2000 a 2005) e da Faculdade Católica de Pouso Alegre (2006 a 2009). Atualmente, padre Marco Aurélio era pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre.

A ordenação episcopal do Bispo Marco Aurélio Gubiotti aconteceu no dia 26 de maio de 2013, em sua terra natal, Ouro Fino-MG.




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br