Ipatinga, 16 de Junho de 2019
NOTÍCIAS

PROGRAMA “ARTE NOS TRILHOS” NA ESTAÇÃO MEMÓRIA

Ipatinga é uma das quatro cidades participantes de projeto educativo e sedia mostra desenvolvida por alunos de escolas municipais


Alunos da Escola Municipal João Reis de Souza se surpreendem com o próprio trabalho estampado no painel da Exposição "Woletrain", na Estação Memória.

Surpresos com o resultado da obra, os alunos da Escola Municipal João Reis de Souza foram os primeiros a visitar os painéis da exposição Wholetrain, aberta na manhã desta quarta-feira (12/06), na Estação Memória Zeza Souto, de Ipatinga.

“Lembro quando nos pediram para desenhar o que viesse à mente, depois de ler um livro. Imaginei logo um jardim voando e agora estou vendo meus desenhos nesse painel. Não imaginava que ia ficar tão legal”, admirou o aluno do 6° ano, Rodrigo Oliveira Vieira.

Os desenhos ilustram o texto “Se o jardim voasse não seria jardim, seria avião", de Thereza Peric, que foi utilizado como referência para as atividades alusivas ao programa, realizadas no ano passado.

As escolas municipais Márcio Andrade Guerra, João Reis de Souza e Levindo Mariano Félix receberam suporte material e conceitual para o desenvolvimento de um trabalho de expressão, orientado também por seus professores. O resultado se transformou em exposição que fica aberta ao público, entre os dias 12 de junho e 11 de julho, das 8h às 18h.

. Origem

O Programa Educativo Wholetrain teve origem em 2011, quando a Vale presenteou os usuários do trem que faz o percurso Vitória – Belo Horizonte – Vitória, e convidou a dupla brasileira internacionalmente conhecida como “OSGEMEOS”, juntamente com o artista plástico ISE, para fazer, da parede externa de quatro vagões de passageiros, o suporte para manifestação artística.

Visando estudar o impacto dessa manifestação inusual nas comunidades, o artista-educador Paulo Portela Filho (SP), em parceria com a Fundação Vale, elaborou o programa, como uma complementação da mostra “Fermata” e do Projeto Wholetrain, sendo estes últimos idealizados por “OSGEMEOS”.

“Um dos principais objetivos desse trabalho é investigar e estudar o sentido dessa manifestação artística produzida pela dupla de grafiteiros e sua repercussão nas diferentes comunidades selecionadas”, explica Portella.

Entre março e dezembro de 2012, Portella e artista plástico ISE coordenaram a implantação e desenvolvimento do projeto educativo em quatro municípios incluídos no percurso rotineiro do trem: Ipatinga e Tumiritinga, em Minas Gerais, e Aimorés e Colatina, no Espírito Santo.

Durante a exposição dos painéis, o público também poderá conferir os vídeos que documentam a pintura dos carros de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), realizada em 2011. A mostra é aberta ao público e tem entrada franca. Agendamento de grupos e informações na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, pelo telefone 3829-8059.

Fonte: http://www.ipatinga.mg.gov.br




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br