Ipatinga, 7 de Dezembro de 2019
NOTÍCIAS

O BARCO VOADOR

O maior avião do mundo, o barco voador.


Em 12 de junho de 1929 foi lançado para os primeiros testes e em 21 de outubro do mesmo ano fez seu vôo inaugural com 169 pessoas, quebrando vários recordes e principalmente o do numero de pessoas a bordo.

Apelidado de Flugschiff (barco voador) o hidroavião protótipo DO-X fabricado pela Dornier alemã, uma monstruosidade de 41 metros de comprimento e 10 metros de altura, pesando aproximadamente 30 toneladas, 12 motores e era tido como o maior avião do mundo nas décadas de 20 e 30. Tinha três andares com cabine-dormitório, sala de estar, biblioteca, restaurante e bar. Um navio voador de luxo, com tapetes persas, sofás de couro e porcelana fina.

Em 12 de junho de 1929 foi lançado para os primeiros testes e em 21 de outubro do mesmo ano fez seu vôo inaugural com 169 pessoas, quebrando vários recordes e principalmente o do numero de pessoas a bordo. No dia 2 de novembro de 1930 o Do X partiu do Friedrischshafen na Alemanha para uma excursão mundial que o levaria a Lisboa, Amsterdã, Rio de Janeiro, Miami e Nova York em uma viagem maluca. Em Lisboa um incêndio consumiu uma das asas, que teve que ser praticamente toda refeita. Depois de uma viagem a América do Sul a tripulação ficou nove meses em Nova Iorque onde foram revisados todos os motores. A 24 de maio de 1932 finalmente o Do X chegou a Berlim onde foram saudados como heróis por uma multidão de 200.000 pessoas.

Nesta foto, podemos observar a passagem do "gigante" em terras brasileiras, mais exatamente, na enseada de Botafogo no Rio de Janeiro. Não é possível ver neste flagrante, mas em 1931 - data da passagem pela cidade maravilhosa - o Cristo Redentor ainda estava em construção, e só seria inaugurado em Outubro.

Apesar do status e da comoção nacional, o protótipo foi um fracasso financeiro, não fazendo nenhuma viagem comercial, mesmo após os testes realizadas pela Lufthansa. Como o projeto não teve prosseguimento, o DO-X 1929 foi desativado em 1934 e levado para o Museu da Aviação em Berlin, onde terminou destruído num bombardeio durante a 2ª Guerra Mundial, em 1945.

Foto: Lufthansa


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br