Ipatinga, 16 de Junho de 2019
NOTÍCIAS

Ipatinga recebe "Caravana Cênica"

Projeto de alunos do curso a distância de Licenciatura em Teatro da Universidade Aberta do Brasil será apresentado de 20 a 22 de junho


O espetáculo “Dodecaedro” narra o universo de 12 personagens, presos dentro de uma casa, que não podem sair e se sentem amedrontados por “cachorros loucos”

O projeto de extensão “Caravana Cênica – UnB em Trânsito” vai passar por Ipatinga entre os dias 20 a 22 de junho. A iniciativa é do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade de Brasília (UnB), que promove um intercâmbio de eventos artísticos com os pólos de ensino a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Os estudantes brasilienses trazem para o palco do teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, os espetáculos teatrais “Dodecaedro”, na próxima quinta-feira (20), e “Ensaio Geral”, na sexta-feira (21). Os dois espetáculos serão apresentados em sessões às 16h e às 20h.

Baseado no texto do escritor Caio Fernando Abreu, o espetáculo “Dodecaedro” narra o universo de 12 personagens, presos dentro de uma casa, que não podem sair e se sentem amedrontados por “cachorros loucos”, soltos do lado de fora. Na casa, a ameaça dos cães raivosos precipita reações, atitudes e emoções imprevistas e confusas. Então, os personagens se vêem numa situação-limite, agindo de forma instintiva e animal, cada um expressando a loucura de se ver nessa situação de forma diferente.

Já “Ensaio Geral” se estrutura em um grande ensaio de teatro musical e discursa a partir de um apanhado de textos livremente adaptados pelo grupo. “Discurso para a Humanidade”, de Charlie Chaplin, “Por trás da Vidraça”, de Caio Fernando Abreu, “Um convite ao voo”, de Eduardo Galeano e “O Cantar dos Cantares”, de origem bíblica são alguns dos textos presentes na peça.

PARQUE IPANEMA

Os alunos do curso a distância de Licenciatura em Teatro da UnB no pólo UAB de Ipatinga também integram a “Caravana Cênica” com o espetáculo “No Reino do Calamaço”, realizado em parceria com a Cia. Bruta de Teatro. Os grupos ipatinguenses se apresentam no sábado (22), às 16h, no Teatro de Arena do Parque Ipanema.

O espetáculo “No Reino de Calamaço” é baseado num texto de cordel que conta a história de um reino onde o tempo, o dinheiro e o trabalho imperam, comandado por um rei tirano que impõe todas as suas leis. E tudo muda quando nasce uma criança que traz esperança de tempos melhores para o povo de Calamaço.

OFICINA

A “Caravana Cênica” também traz para Ipatinga uma oficina de teatro com o diretor uruguaio e professor da UnB, Hugo Rodas. O objetivo da oficina é desenvolver atividades para integração entre alunos do ensino presencial e à distância. Hugo Rodas também é ator, figurinista e coreógrafo. Os seus trabalhos recentes têm sido com os atores Antônio Abujamra e Denise Stoklos e com o músico Oswaldo Montenegro.

Fonte: http://www.diariopopularmg.com.br


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br