Ipatinga, 16 de Junho de 2019
NOTÍCIAS

PMI assina convênio com associação de catadores

Ascari receberá R$ 176.752,43, dividido em 12 parcelas e o pagamento começa hoje


Retomada da parceria, cujo convênio foi assinado anteontem, era aguardada com ansiedade pelos integrantes da Ascari

Prefeitura e Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ipatinga (Ascari) assinaram convênio que prevê o repasse de R$ 176.752,43, dividido em 12 parcelas. O montante a ser repassado para a entidade correspondente a uma parte dos recursos do contrato firmado com a Vital Engenharia Ambiental, concessionária do serviço de limpeza urbana no município. O pagamento começa a ser feito a partir desta sexta-feira, 5.

A Ascari interrompeu suas atividades, em dezembro de 2012, por falta de pagamento das parcelas do convênio pelo governo anterior. Segundo o presidente da entidade, José Geraldo Isaías, desde então, as 37 famílias de catadores enfrentam dificuldades. “Só não passamos fome por milagre. Com a nossa união e muita luta não permitimos que faltasse nada a ninguém. Não somos apenas colegas de trabalho da Ascari, somos a família Ascari”, declarou o presidente da entidade.

Para a prefeita Cecília Ferramenta (PT), a assinatura do convênio com a Ascari é o cumprimento de mais um compromisso e um dever da administração municipal. “Assim como Ipatinga ficou esquecida, a Ascari também deixou de receber a atenção que merecia no governo anterior. Desde o dia 2 de janeiro, quando assumimos a administração, trabalhamos para retomar essa parceria, que gera empregos e renda para muitas famílias e contribui para manter a nossa cidade limpa”, enfatizou a prefeita.

O convênio tem o objetivo de promover a organização social e econômica dos catadores associados à entidade, além de incrementar a coleta de lixo seletiva na cidade. Os recursos a serem repassados em parcelas à entidade serão destinados para aquisição de materiais de uso permanente dos associados, pagamento de aluguéis e mobiliário, bem como a estruturação do trabalho de triagem, separação, classificação, trituração, fragmentação, prensagem, enfardamento, estocagem e comercialização dos materiais recicláveis.

. Retorno

Associado à Ascari há três anos, o catador João Paulino, 43, não vê a hora de voltar a trabalhar. “Estávamos sonhando com esse dia. Entendemos o motivo do atraso da assinatura do convênio, mas precisávamos voltar a garantir tranquilidade para nossas famílias a partir do nosso trabalho”, revelou o associado.

Segundo José Geraldo, tão logo a PMI faça o primeiro repasse dos recursos à Ascari, os catadores voltarão a trabalhar. “Vamos reaver o galpão e mandar os equipamentos para reparo. Em breve, estaremos de volta ao trabalho”, comunicou.

Fonte: http://www.diariodoaco.com.br

Foto: Welles Debil


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br