Ipatinga, 25 de Fevereiro de 2021
NOTÍCIAS

Moradores do Cariru pedem reforma de Praça

O piso da Praça Natsuo Esaki está coberto de buracos


As más condições de conservação do piso: aposentados utilizam regularmente a tradicional praça como área de laze

A reportagem do Jornal VALE DO AÇO foi acionada neste final de semana pelo aposentado Agenor José da Silveira Júnior, 71 anos, que reside no bairro Cariru há 47 anos. Ele reclama que um dos cartões de postais do núcleo habitacional e um dos pontos mais tradicionais da cidade, a Praça Natsuo Esaki, localizada no Centro Comercial do Cariru, necessita urgentemente passar por uma revitalização, com atenção especial ao piso de pedras portuguesas, que está totalmente degradado, tomado por uma série de buracos.

“Essa necessidade de reforma existe desde o período do governo anterior. Mas a demanda também já foi repassada para a atual prefeita. Há cerca de um mês, teve uma senhora que carregava uma criança que caiu ao pisar em um desses buracos. O caso foi grave e foi preciso acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. Sempre tem alguém que torce o pé por causa da má conservação do piso dessa praça que é o cartão de visita do Cariru”, comenta o aposentado.

A Praça Natsuo Esaki existe desde a fundação do bairro, há cerca de 50 anos. Ela passou por uma reforma no governo do prefeito Jamill Selim de Salles, na década de 80, e depois novamente em 1993. Na época em que João Magno era o administrador de Ipatinga, o local recebeu nova reforma e foi reinaugurado, sendo que de acordo com Agenor José não houve mais investimentos no equipamento, que é uma área de lazer muito utilizada pelos moradores do bairro, principalmente aposentados e senhoras com bebês, além de estar localizada no coração comercial e entrada do bairro.

Em nota enviada por sua assessoria de Comunicação, a Prefeitura de Ipatinga esclarece que as obras públicas a serem realizadas na praça Natsuo Esaki, localizada no Centro Comercial do Cariru, deverão ser encaminhadas pelos moradores para aprovação no Conselho Municipal de Orçamento.

Fonte: http://www.jornalvaledoaco.com.br

- Praça Natsuo Esaki - Cariru

Natsuo Esaki nasceu no Japão e veio pra o Brasil com nove anos. Em 1960, mudou-se para Ipatinga. Um dos raros nikkeis de Ipatinga que nunca trabalhou na Usiminas, Esaki sempre foi comerciante. Seu armazém vendia de tudo: de material de construção a botinas; de mantimentos a material de pesca; além de comida, revistas e jornais japoneses.

O casal Natsuo e Yoca veio de São Paulo com dois filhos, Otávio e Edson. Yoca estava grávida de oito meses e a filha Sônia nasceu logo após a chegada da família. Posteriormente nasceram em Ipatinga: Sueli, Márcio e Shirley.

Fonte: www.euamoipatinga.com.br




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br