Ipatinga, 25 de Janeiro de 2020
NOTÍCIAS

Empossados novos dirigentes da Aciapi, CDL e Cemeaci

Solenidade foi realizada no Centro Cultural Usiminas, na noite de quinta-feira


Wander Luís (Federaminas) acompanha a assinatura da posse de Luís Henrique na presidência da Aciapi no vaga de Gustavo Souza

Com o auditório do Centro Cultural Usiminas lotado, foram empossados na quinta-feira (11) os novos dirigentes da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária de Prestação de Serviços (Aciapi), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ipatinga (CDL) e do Conselho da Mulher Empreendedora da Aciapi e CDL (Cmeaci), todos de Ipatinga. O lojista Luís Henrique Alves assumiu o cargo de presidente da Aciapi, no lugar do empresário Gustavo Augusto de Ataíde Souza. Na CDL, o lojista Cláudio Zambaldi Oliveira substitui Márcio Caldeira de Souza Penna na presidência e no Cmeaci, Marinha Nogueira Xavier cede a direção para Maria Zilda Machado Torres.

Assim que tomou posse, Luís Henrique enfatizou que são grandes as transformações que ocorrem no Brasil neste momento e Ipatinga também é atingida pelas mudanças conjunturais na siderurgia. “Entretanto, o comércio e o setor de serviços têm papel muito importante nesta mudança. A Associação Comercial de Ipatinga irá desenvolver ações que busquem fortalecer toda a região”, destacou.

A presidente do Cmeaci, Maria Zilda, admite que terá um grande desafio participar da representação de sua classe. “Ao mesmo tempo vejo que será uma oportunidade para crescimento profissional. Vamos dar sequência ao trabalho consolidado há oito anos no Cmeaci, que é estimular a mulher a ingressar no mundo do empreendedorismo”, concluiu.

Cláudio Zambaldi, que já participa da entidade há 12 anos, por sua vez, disse que vai buscar uma participação maior dos associados, para que a CDL tenha resultados melhores. “É uma oportunidade única, somos 15 diretores, todos com o mesmo foco”, disse o dirigente.

. Balanço

O empresário Gustavo Souza, que presidiu a Aciapi por dois mandatos consecutivos, afirmou que deixa a entidade com as contas em dia e dinheiro em caixa.

"Aumentamos em 10% o número de sócios e investimos em treinamento e capacitação para funcionários das pequenas empresas. Essa é um novo tempo em que a siderurgia deixou de ser o maior empregador da cidade. A prestação de serviços e o comércio sempre precisaram de uma atenção especial. Incrementamos as campanhas promocionais com prêmios de valores cada vez maiores e não esquecemos da responsabilidade social, com ajudas significativas para os órgãos de segurança pública. Por fim, agradecemos aos associados, funcionários e a gerência, que possibilitaram todo este trabalho", concluiu.

A Aciapi foi fundada em 1966, e a CDL em 1997. As duas entidades dividem a mesma sede própria, instalada no número 331 da rua Uberlândia.

. “O desafio de agora e do futuro é fazer a diferença”

O presidente da Federação das Associações Comerciais de Minas Gerais (Federaminas), Wander Luis Silva, lembrou que em 2014 Ipatinga chega aos 50 anos e já dentro de um novo contexto econômico, sem a força predominante da empresa âncora que é a Usiminas.

“Tanto o Luís (Henrique Alves) quanto ao Cláudio (Zambaldi), terão muito trabalho para coordenar ações dentro desta nova realidade. Temos hoje mais de 100 mil pessoas fora do mercado de trabalho, são micro empreendedores individuais e, certamente, precisam de apoio de entidades como a Aciapi e a CDL”, observou.

O deputado João Bosco (PT do B), presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, acompanhou a posse dos novos dirigentes. O parlamentar enfatizou que o comércio e serviços são dois segmentos que sustentam a geração de emprego e a circulação de riquezas.

“Minas se destaca entre os estados da Federação com um PIB superior à média nacional e isso não é mágica. É muito trabalho, dos nossos empresários e comerciantes. O desafio de agora e do futuro é fazer a diferença, desde o setor tecnológico para agregar valor aos produtos, mas também nos serviços e trabalho para enfrentar a concorrência global”, concluiu.

Fonte: http://www.diariodoaco.com.br


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br