Ipatinga, 25 de Fevereiro de 2021
NOTÍCIAS

Moradores cobram solução para trânsito

Instalação de semáforo é uma das alternativas apontadas para solucionar problema


Condutores precisam aguardar redução do fluxo

Motoristas que precisam sair da avenida Burle Marx, no bairro Novo Cruzeiro, sentido ao Centro de Ipatinga, têm encarado dificuldades. No acesso ao trecho urbano da BR-458, o condutor precisa aguardar que o volume de carros vindos do Centro diminua, o que só ocorre quando o semáforo a cerca de 200 metros fica vermelho. Há alguns anos, a comunidade mantém negociação com o poder público, além de enviar ofícios, mas até o momento o problema não mereceu a devida atenção.

Os moradores chegaram a apresentar um projeto à Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), em julho do ano passado, propondo melhorias na segurança do trânsito na saída do bairro. À época, a associação de moradores propôs a realização de um corte no canteiro central do retorno da avenida Cláudio Moura. No local, a sugestão era um redutor de velocidade para facilitar a entrada dos veículos na via. Além disso, eles defendiam o fechamento do retorno anterior ao semáforo na saída do Centro, próximo ao Corpo de Bombeiros, trecho que é pouco utilizado; além da instalação de um semáforo nos pontos de maior conflito.

Conforme o morador Eziel de Assis Viana, em outras administrações a situação foi comunicada à prefeitura, que não tomou providências. “Por vários anos enviamos ofícios e mais ofícios. Essa falta de posicionamento nos incomoda. Queremos saber o que falta para resolver o problema, se é verba ou algo mais que impede tal solução”, pontua.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Novo Cruzeiro (Ambanoc), Cosme Matos, relatou que há dois meses esteve reunido com o secretário-adjunto da Sesuma, Carlos Lima, que se mostrou empenhado em colaborar, entretanto, aguarda recursos para implantar o semáforo. “Precisamos fazer um estudo para fazer bem-feito. É uma demanda antiga e estamos preocupados em salvar vidas. Pessoas que vem de outras localidades podem se acidentar, os motoqueiros também são uma grande preocupação. Os moradores estão ilhados na saída do bairro, pois têm que aguardar o fluxo passar, o que às vezes induz o motorista a cometer imprudências”, relatou.

Cosme Matos acrescenta que, em dias de feira-livre no estacionamento do estádio Ipatingão, o trânsito fica ainda mais caótico, devido ao movimento intenso de veículos. “Outro detalhe é que quando a obra do hipermercado Coelho Diniz, localizado nas proximidades, for concluída, haverá ainda mais movimento nesse ponto. A instalação de um sinal é urgente”, reiterou.

. Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, informou que recebeu a solicitação dos moradores do bairro Novo Cruzeiro sobre a instalação de semáforo na avenida Cláudio Moura, próximo ao Corpo de Bombeiros. Entretanto, o referido trecho da BR-458 é de competência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Em abril de 2005, o contrato da Prefeitura de Ipatinga com o Dnit se encerrou, portanto, o trecho voltou a ser de responsabilidade do governo federal, e nessa situação o município se vê impedido de realizar qualquer tipo de intervenção no local mencionado.

Foto: Bruna Lage

Fonte: http://www.diariodoaco.com.br


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br