Ipatinga, 28 de Fevereiro de 2021
PERSONAGENS

ITA DRUMOND



Dona Ita Drumond

Dona Ita Drumond nasceu no dia 21 de junho de 1920, em Santa Maria de Itabira, filha de José Isidro Ataíde e Bernadina Drumond Costa. Casou-se com Raimundo Anício Alves no dia 11 de setembro de 1943, em Hematita. É mãe de quatro filhos: José Edélcio, Geraldo Eder, Raimundo Eustáquio e Edilar Anício.

Raimundo Anício teve um problema de saúde em Jaguaraçu e não pôde mais andar a cavalo. Na época, o animal era o meio de transporte mais utilizado e também importante ferramenta de trabalho, e o fato de não poder mais montar iria dificultar muito a vida do casal.

Então, Raimundo encontrou um amigo que lhe ofereceu um comércio que tinha em Ipatinga. Era um tipo de bar conjugado com armazém e uma casa. “Raimundo comprou o comércio, já com o motor que fornecia luz para o povoado, e nos mudamos para Ipatinga em 1953”, lembrou.

Dona Ita considera a vinda para Ipatinga um tipo de aventura que deu certo. Quando aqui chegaram, com os filhos, a cidade não tinha uma boa infraestrutura. “Mas não era tão ruim quanto se conta. No Centro, já havia alguns estabelecimentos comerciais, com duas lojas de tecidos e a farmácia de Raimundo Nonato”, afirmou.

Aos poucos, Raimundo Anício foi se cansando de lidar com o bar e transformou o comércio no Armazém Bom Jesus, em 1962. Construíram um prédio, e o comércio ficava na parte de baixo. “Enquanto Raimundo ficava no armazém, eu fazia muita coisa para vender, como bolo, picolé e pastel. Às vezes, os amigos de Jaguaraçu e os parentes, quando nos visitavam, ficavam assustados com a falta de conforto. Eles nos aconselhavam a deixar Ipatinga, ir para outro lugar ou voltar para Jaguaraçu. Mas nós resolvemos acreditar na cidade e ficamos”, pontuou.

Dona Ita e o marido sempre realizaram trabalhos na comunidade. Mas o marido logo abraçou as causas políticas. Por causa disso, os amigos da família eram, na sua maioria, autoridades locais e políticos.

Ita e Raimundo são conhecidos em toda a região do Vale do Aço pela atuação junto ao Lions Clube. Eles são sócios desta entidade filantrópica desde 1963.

Fonte: Coluna “IPATINGA Cidade Jardim 50 ANOS" – Diário do Aço – 10/02/2013


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br