Ipatinga, 28 de Fevereiro de 2021
PERSONAGENS

GESILDA DE SALES BICALHO SILVA



Gesilda de Sales Bicalho Silva: “Nunca quis deixar a cidade“

Quando a atual diretora Administrativa Financeira da Faculdade de Medicina do Vale do Aço, Gesilda de Sales Bicalho Silva, chegou a Ipatinga, em 1965, seu avô, Selim José de Sales, era proprietário de uma grande fazenda, que mais tarde foi loteada dando origem a alguns bairros como o Bethânia, o Canaã e a Vila Celeste. Gesilda e mais quatro irmãos acompanhavam os pais José Ferreira Bicalho (Ziziu) e Edwiges Selim de Salles Bicalho (Lilá) na mudança de Belo Horizonte para Ipatinga, logo depois da emancipação do município.

“Nascemos em Santana do Paraíso e nos mudamos para Belo Horizonte. Lá, meu pai recebeu o convite para participar da implantação da Câmara Municipal de Ipatinga, motivo que nos trouxe à cidade”, conta Gesilda. Ela tinha sete anos quando se instalou numa casa no Centro da cidade, na rua Diamantina, ainda sem calçamento.

“Apesar da falta de infraestrutura, deixar um apartamento em Belo Horizonte para viver numa casa, era sinônimo de liberdade para eu e meus irmãos”, revela. Mesmo com toda a poeira causada pela falta de pavimentação, as crianças brincavam pelas ruas do Centro. “Nas brincadeiras de pique, nos escondíamos na cidade toda, porque Ipatinga era muito pequena”, resgata. Depois, quando o processo de pavimentação começou, a rua Diamantina foi a primeira a receber os paralelepípedos, porque era onde se localizava a prefeitura municipal. “Foi uma época muito importante e festejada. A obra significava a diminuição da poeira”,afirma Gesilda.

ESCOLAS DA VIDA

A primeira escola que Gesilda freqüentou foi o Grupo João Mangabeira, que ficava no Centro, e hoje não existe mais. Depois concluiu o atual Ensino Fundamental no Colégio Municipal de Ipatinga, no bairro Iguaçu, que segundo Gesilda, reunia os melhores professores da cidade. “O colégio oferecia aulas de dois idiomas: inglês e francês. Lá, fui aluna dos professores José Amilar da Silveira, que lecionava Português, Matozinho Luzia de Souza (ou só Matozinho, como ficou conhecido), professor de Inglês, e Maria Aparecida Gontijo, professora de Educação Física.

Entre os colegas, estudei com os ex vice-prefeitos Altair Vilar e Marisa Gravina, entre tantos outros advogados, engenheiros e dentistas que trabalham até hoje na região”, resgata Gesilda.

Com infra-estrutura precária, a cidade recém nascida, que iniciava as obras de calçamento, também não oferecia transporte público. “O caminho do Centro ao Iguaçu, onde ficava a escola, era feito a pé”, conta a filha do pioneiro. Depois Gesilda cursou o atual Ensino Médio no colégio John Wesley e formou-se em Administração no Unileste, quando este ainda se chamava Católica. Mas o que faltava em infra-estrutura, sobrava em salas de cinema. “No Centro, eram duas. Ainda tinha mais um no Cariru, um no Horto, e um no Areal. Era a única distração que tínhamos. Fora isso, promovíamos horas dançantes nas casas dos amigos, nos finais de semana”, revela Gesilda.

LAÇOS DE AMIZADE

Gesilda nunca quis deixar a cidade de Ipatinga. A família estava quase toda no município, as amizades conquistadas na infância ainda se mantinham por fortes laços e a região tinha perspectiva de grande desenvolvimento. Depois, Gesilda se casou, e por coincidência, seu marido, Rogério Dias Silva, é filho do pioneiro Francisco de Paula e Silva Júnior, de Coronel Fabriciano.

Francisco ficou conhecido como Sô Francisco da Caf, uma empresa de reflorestamento da Belgo Mineira, e veio para a região atraído pela siderúrgica. Com Rogério, Gesilda teve dois filhos, Diogo e Renan. E foi com as crianças que ela viveu um dos momentos que considera mais emocionantes da vida em Ipatinga. “Acompanhei com alegria o processo de arborização do município e da instalação do Parque Ipanema. Eu e meus filhos fizemos questão de ir até o parque e participar do processo de plantio das primeiras mudas de árvore”, conta.

Fonte: Suplemento Especial Diário do Aço - Abril de 2009

Clique aqui e veja a biografia da mãe EDWIGES SELIM DE SALLES BICALHO (Dona Lilá)

Clique aqui e veja a biografia do pai JOSÉ FERREIRA BICALHO "Zizio")

Clique aqui e veja a biografia do avô SELIM JOSÉ DE SALLES

Clique aqui e veja a biografia da vó CANUTA ROSA DE OLIVEIRA BARBOSA

Clique aqui e veja a biografia do tio JAMIL SELIM DE SALLES




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br