Ipatinga, 24 de Maio de 2018
PERSONAGENS

ÂNGELA ATAÍDE



Ângela Ataíde

Nascida em Granada, no dia 20 de fevereiro, município de Raul Soares (MG), Ângela Ataíde reside em Timóteo desde o início da década de 1970. O amor pela arte vem desde os tempos de menina, quando começou a fazer os primeiros desenhos e pinturas. O trabalho, e depois o casamento, a deixaram longe das artes por vários anos. Mas a paixão antiga falou mais alto, e foi reavivada após o nascimento de primeiro filho.

No início dos anos 1980 ela se inscreveu na unidade da Escola de Artes da UFMG, que acabara de se instalar em Timóteo. Acostumada até então com desenho e pintura, Ângela começou a esculpir em argila. Foi quando passou a uma nova etapa de sua vida artística, onde pôde criar, moldar, ver uma peça, concluí-la e dar-lhe um título. Então seu trabalho foi sendo conhecido e referenciado pelo público, críticos de arte e colegas de profissão, e suas criações foram expostas no Vale do Aço, Governador Valadares, Caratinga, Belo Horizonte, Contagem e Poços de Caldas.

Ângela também já participou de 17 exposições e recebeu inúmeros prêmios no exterior, sempre representando o Vale do Aço. Seus trabalhos podem ser vistos em galerias de arte de Londres, Roma, Paris, Atenas, Lisboa e Madri, além das embaixadas brasileiras na capital espanhola, em Londres e no Consulado Brasileiro em Viena, Áustria.

Em 2006 ela concluiu o curso de Filosofia pelo Unileste-MG e, no ano passado, terminou a especialização em arte-terapia, na Instituição Pomar, no Rio de Janeiro.

OBRAS RECENTES

Entre as obras recentes de Ângela Ataíde está uma enorme águia, desenhada e construída em chapas de aço inox, por encomenda da Cia. Siderúrgica Belgo Mineira, hoje ArcelorMittal Belgo, e que se encontra em João Monlevade, a 80 quilômetros de Ipatinga. A escultura, com quase 1,40 metro de largura por dois metros de comprimento, está instalada em um pedestal na entrada da Aciaria, setor que tem como lema “um time de águias” e adota a ave como símbolo de força e renovação.

Em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, falecido em agosto de 1987, a artista criou uma obra que ficará exposta no Centro Pedagógico Carlos Drummond de Andrade, localizado no bairro Olaria, em Timóteo. Criada em tamanho natural e fundida em bronze, a obra foi feita com tanto carinho por Ângela que ela fez uma cópia em ferro para ficar em exposição na ‘Casa de Arte e Filosofia’.

ARTETERAPIA

É um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos interno e externo do indivíduo, através de sua simbologia. É a arte livre, unida ao processo terapêutico que transforma a arte-terapia em uma técnica especial. Ela distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos, o que origina uma relação terapêutica particular, existente na interação do sujeito, o objeto de arte e o arte-terapeuta. O recurso à imaginação, ao simbolismo e metáforas enriquece e incrementa o processo.

A arte-terapia tem como principal objetivo atuar como um catalisador, favorecendo o processo terapêutico de forma que o indivíduo entre em contato com conteúdos internos e muitas vezes inconscientes, normalmente barrados por algum motivo, assim expressando sentimentos e atitudes até então desconhecidos. “É direcionada para todas as pessoas que queiram paz interior. O ser humano expressa com a arte o que o atrapalha no cotidiano. A busca da terapia da arte é uma maneira simples e criativa para resolução de conflitos internos, é a possibilidade de transcender o emocional de forma direta e não intencional.”, explica Ângela Ataíde.

(Mariza Lemos - Jornal Diário do Aço)

"Considerada uma artista completa, que modela, esculpe, desenha e pinta, utilizando uma enorme diversidade de materiais, vai da sucata a argila, da reália ao bronze, do giz de cera ao óleo, com grande criatividade e sensibilidade. A artista é licenciada em Filosofia pela Unileste/UBEC MG e Arteterapia, pela Pomar - Clínica de Arteterapia. Durante os anos de trabalho, Ângela já participou de diversas exposições nacionais e internacionais. A artista, que possui várias facetas, já esteve em países como Argentina, França, Espanha e Inglaterra"

(Diário do aço 1ºde novembro de 2012)

GUERREIRA DA BELEZA DA ARTE

Uma artista completa, que modela, esculpe, desenha e pinta, utilizando uma enorme diversidade de materiais. Vai da sucata a argila da reália ao bronze, do giz de cera ao óleo com grande criatividade e sensibilidade, em uma alquimia que transforma tudo que toca em beleza...Em arte..

"Guerreira que luta e se dedica cotidianamente à valorização e popularização da arte em seu país.

Educadora que em projetos de arte-educação para camadas populares e crianças de rua, transmite generosamente, seus conhecimentos e habilidades artísticas, desvelando um universo de luz e cores, com infinitas possibilidades de expressão. Promove o desenvolvimento da criatividade e a revelação dos talentos da gente de sua terra.

Eterna aprendiz, garimpa a cada dia novas alternativas para expressar sua percepção e emoção diante do mundo, lapidando formas e cores.

Seu trabalho nos demonstra sensibilidade, emoção, sonho ...

Força, leveza, harmonia...Sensualidade, transcendência...traços marcantes de sua personalidade, entranhados em suas obras.

(Sonaly Torres Gabriel - Mestre em Psicologia/Pedagoga/Atriz

Coronel Fabriciano- Minas Gerais - Brasil)

VÍDEO: Documentário 30 anos de arte de Ângela Ataíde


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br