Ipatinga, 16 de Janeiro de 2018
PERSONAGENS

CORONEL SILVINO PEREIRA

Silvino Pereira foi o primeiro vice-Prefeito do município e veio a falecer em 1959


CORONEL FABRICIANO 1948: Coronel Silvino Pereira dá o ponta-pé inicial de uma partida esportiva no primeiro campo do Social Futebol Clube, onde hoje está localizado a Rádio Educadora.

CORONEL FABRICIANO - Silvino Pereira chegou à Coronel Fabriciano (conhecida inicialmente como "Calado") em 1922, aos 27 anos e era casado com D. Marcionília. Vieram de Itabaiana Grande, cidade do Estado de Sergipe. Viera como empreiteiro na construção de vários trechos da Estrada de Ferro Vitória-Minas. Terminada as obras no trecho que corta a região, resolveu fixar residência no Calado, se tornando um empreendedor local em vários ramos. Também se tornou um hábil político. Passou assim, a ser chamado de Coronel, apelido muito comum às pessoas ricas e poderosas do interior na época.

VEJA "PIONEIROS DE CORONEL FABRICIANO"

Silvino Pereira foi o primeiro vice-Prefeito do município e veio a falecer em 1959.

SOBRADO DOS PEREIRA

A edificação, de propriedade da Família Pereira, se localiza no centro da cidade e se constitui no primeiro sobrado urbano erguido na região do Vale do Aço. Sua construção remonta à época da instalação dos trilhos da estrada de ferro Vitória a Minas. Nos seus primórdios, abrigou no pavimento térreo o “Armazém Silvino e Companhia”, um ativo comércio de secos e molhados, enquanto o andar superior servia como residência de Silvino Pereira e sua família. Anexo ao sobrado, Silvino construiu um barracão para servir de garagem do seu Ford 1929, o primeiro automóvel a circular nas ruas da cidade. Na década de 1930 se tornou o primeiro prédio da região a ser iluminado por energia elétrica e no final dos anos de 1940, foi todo reconstruído. A edificação foi considerada durante muitas décadas a mais imponente residência da cidade, até que a partir da instalação da ACESITA, em 1944, começam a surgir outros prédios mais modernos.

VEJA a história completa da cidade de "CORONEL FABRICIANO"

Uma nova reforma, no final da década de 1950 introduziu novas modificações no prédio. Foram eliminadas as portas de madeira do cômodo comercial, substituídas por portas de aço bobinadas. Foram refeitas as instalações elétricas e hidráulicas. Outras reformas, com pequenos reparos no reboco, conserto do telhado e pintura também foram feitas.

Em 1991, outra reforma retirou as portas de aço, que foram substituídas por portas de vidro. O piso da loja foi rebaixado e o seu teto recebeu um forro rebaixado em gesso. Mesmo com todas as reformas que sofreu, o edifício não perdeu o seu valor histórico e cultural.

HOMENAGEM

A Rua Coronel Silvino Pereira é uma das principais ruas do município brasileiro de Coronel Fabriciano, no interior do estado de Minas Gerais. Começa na Rua Antônio Mascarenhas e termina na Rua Pedro Nolasco, estando situada no Centro fabricianense. Seu nome homenageia o primeiro vice-prefeito da cidade, Silvino Pereira.

Clique aqui e veja: "PIONEIROS DO VALE DO AÇO"

Na rua concentra-se uma parte significativa do movimento comercial de Coronel Fabriciano, sendo que é onde estão, além de grandes lojas, como a filial do Ponto Frio, filiais de diversas pequenas e médias empresas com sede no próprio município ou na região.

Também é onde está situado, na esquina com a Rua Pedro Nolasco, a primeira construção de alvenaria do município de Coronel Fabriciano (além da Estação do Calado) e um dos primeiros estabelecimentos comerciais de Coronel Fabriciano: o Sobrado dos Pereira, construído por volta de 1930. Primeiramente era uma loja de tecidos e alimentos, mas atualmente funciona no local uma farmácia.

Fonte: Ipatinga Cidade Jardim

VÍDEO: Programa Viação Cipó - CORONEL FABRICIANO - Bloco 1

VÍDEO: Programa Viação Cipó - CORONEL FABRICIANO - Bloco 2

VÍDEO: Programa Viação Cipó - CORONEL FABRICIANO - Bloco 3

VÍDEO: Programa Viação Cipó - CORONEL FABRICIANO - Bloco 4

VÍDEO: CORONEL FABRICIANO - MG - Imagens da cidade. Belas imagens da cidade de Coronel Fabriciano - MG. Direção, câmera e edição: Ailton Avelino - Produção: Criart vídeo. Novembro/2008.




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br