Ipatinga, 17 de Agosto de 2022
PERSONAGENS

DARCY XAVIER



Darcy Xavier

Nasceu em Coroaci – MG, 30 de maio de 1918. Filho de José Xavier e Etelvina de Oliveira Chaves. Casou-se no dia 14 de fevereiro de 1938 com Graciana Coelho Xavier, filha de Antônio da Costa Coelho e Josefina de Araújo Coelho, com quem teve 14 filhos: Ildeu Xavier Coelho, José Carlos Xavier, Iracema Coelho Xavier de Oliveira, Laura Xavier Santana (falecida em 1975), Helvécio Coelho Xavier (falecido 1947), Beatriz Nmaria Xavier Perpétuo, Geraldo Coelho Xavier, Flávio Coelho Xavier (falecido em 1964), Marilane Xavier de Almeida, Ramalho Coelho Xavier, Graziela Coelho Xavier, Luciana Xavier de Souza, Alexandre Coelho Xavier, Adriano Coelho Xavier.

Ex-funcionário da Prefeitura Municipal de Ipatinga e comerciante. Darcy chegou a Ipatinga em 1960, atraído pela construção da Usiminas, montando um armazém, “Casa Coroaci”, na Rua do Comércio, hoje Avenida 28 de Abril, 481, onde hoje funciona a Loja Alvim.

Após participar da comissão pró-emancipação do município, trabalhou durante 17 anos na Prefeitura, servindo a primeira administração de Jamill Selim de Salles como encarregado de obras, e também aos governos de Darcy de Souza Lima e João Lamego. A construção da Praça 1º de Maio, a rede sanitária e pluvial de todo o Centro da cidade e diversos bairros foram algumas das obras em que trabalhou na execução.

Darcy deixou a prefeitura em junho de 1983, aposentou-se. Como funcionário público, foi também encarregado de transportes e chefe da Zeladoria e vigilância dos prédios municipais.

Darcy Xavier, faleceu no dia 13 de abril de 1988, às 11:40 da manhã, em sua residência no bairro Iguaçu com problemas de insuficiência coronária. Darcy foi submetido a uma operação de ponte de safena, em 1986, no Instituto do Coração, em Sao Paulo, mas continuou tendo sérios problemas de saúde. Foi internado no início de abril de 1988, no Hospital Márcio Cunha, onde passou pela Unidade de Tratamento Intensivo. Com um quadro clínico de desesperança, foi levado para casa por sua família, onde faleceu. O pioneiro foi sepultamento no Cemitério Senhora da Paz.




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br