Ipatinga, 17 de Agosto de 2022
PERSONAGENS

JOÃO JOSÉ DE OLIVEIRA "João Dominguinhos"

João José de Oliveira passou a ser conhecido pelo apelido de "João Dominguinhos" por causa de seu pai, Domingos Ferreira de Oliveira


João José de Oliveira "João Dominguinhos" e Dona Zita Soares de Oliveira

IPATINGA - Nasceu em Mesquita-MG, dia 17 de junho de 1929. Filho de Domingos Ferreira de Oliveira e Josefa Nunes de Oliveira, casou-se com Zita Soares de Oliveira em Belo Oriente - MG, no dia 28 de dezembro de 1950 e tiveram nove filhos naturais e um adotivo: José Francisco de Oliveira, Maria Socorro de Oliveira Santos, João Helvécio de Oliveira, Maria Auxiliadora de oliveira, José de Arimatéia de Oliveira, Regina Célia Oliveira Pessôa, José Tarcisio de oliveira, Rosilene Márcia de Oliveira, Tanea Márcia Balbina e Patricia Roseli Machado de Oliveira.

O APELIDO

João José de Oliveira passou a ser conhecido pelo apelido de "João Dominguinhos" por causa de seu pai, Domingos Ferreira de Oliveira.

COMÉRCIO

Logo após sua chegada a Ipatinga, em dezembro de 1957, instalou a Casa São Jorge, uma loja de secos e molhados que posteriormente passou a se chamar Armazém São Jorge. Mais tarde, abriu uma pedreira em sociedade com seu irmão, o ex-vereador Otaviano de Oliveira, no bairro Bom Jardim, onde hoje está localizado o Parque da Samambaia. João Dominguinhos trabalhou por mais de doze anos na pedreira e em 1984, abriu a lanchonete Rei do Ouro, na Avenida Vinte e Oito de Abril. Católico praticante João Dominguinhos foi presidente do Conselho da Paróquia Cristo Rei e da Sociedade São Vicente de Paula por muitos anos.

AVENITA ZITA SOARES - NOVO CENTRO

A esposa, Dona Zita Soares de Oliveira foi homenageada em Ipatinga, onde empresta seu nome a uma das principais avenidas da cidade, localizada no Novo Centro. Dona Zita faleceu no dia 9 de junho de 1992 em Ipatinga.

UMA VIDA SIMPLES

"Meus pais viveram uma vida simples, em função do trabalho, da família e da igreja. Na chegada ao então distrito de Coronel Fabriciano, eles trouxeram além dos filhos já nascidos, os irmãos, os cunhados e as mães. Eles contaram ainda com a colaboração de uma sempre operante auxiliar do lar, que muito colaborou na criação dos filhos, Maria das Dores, mãe natural de Tanea Márcia Balbina", disse sua filha Maria Socorro de oliveira Santos.

João Dominguinhos faleceu no dia 02 de novembro de 1999 após passar trinta e nove horas na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Márcio Cunha, por causa de um edema pulmonar. Deixou nove filhos naturais e um adotivo.

FILHOS

- JOSÉ FRANCISCO DE OLIVEIRA - Nasceu no dia 3 de outubro de 1951. Pai do Renato e Rexane, foi casado com a Ilma Anício de Araujo, filha da Dona Miná. Hoje ele reside no estado de São Paulo.

- MARIA SOCORRO DE OLIVEIRA SANTOS - Nasceu dia 29 de junho de 1953. Casada com o Antônio Ribeiro dos Santos, mãe de três filhos: Julie, Janice e Marcos Antônio, e dois netos: Igor e Gabriela (filhos da Julie). É professora aposentada da Prefeitura Municipal de Ipatinga e vive atualmente no bairro Jardim Panorama.

- JOÃO HELVÉCIO DE OLIVEIRA - Nasceu no dia 30 de março de 1955. Pai de cinco filhos: Alessandro, Nahuana, João Helvécio, Rita e Zita.

Helvécio faleceu no dia 22 setembro 2012.

- MARIA AUXILIADORA DE OLIVEIRA - Nasceu no dia 20 de maio de 1957. Mãe de Henrique e Leonardo, e atualmente vive no bairro Iguaçu, Ipatinga.

- JOSÉ DE ARIMATÉIA DE OLIVEIRA - Nasceu no dia 1º de abril de 1960. Formado em odontologia, é pai da Laryssa, Bárbara e Luisa. Vive atualmente na cidade de São Mateus, estado do Espírito Santo.

- REGINA CÉLIA OLIVEIRA PESSÔA - Nasceu no dia 17 de janeiro de 1962. Casada com o Geraldo Magela Pessôa, mãe de Vicente e Ramona. Trabalha atualmente como fiscal de tributos da Prefeitura Municipal de Ipatinga e vive no bairro Bom Jardim por quase três décadas, em Ipatinga.

- JOSÉ TARCÍSIO DE OLIVEIRA - Nasceu no dia 22 de dezembro de 1964. Casado com Viviane Reisner de Oliveira, pai de Lucas e Isabela. Trabalha na Escola Adventista de Ipatinga, membro da Igreja Adventista do sétimo dia e vive no mesmo endereço da antiga casa da família, no centro, Ipatinga.

- ROSILENE MÁRCIA DE OLIVEIRA - Nasceu no dia 25 de abril de 1966. Mãe de Lorena, Lourenço e Lívio. Hoje trabalha como professora na rede municipal de ensino. Atualmente reside no município de Belo Oriente. Rosilene é membra da Igreja Adventista do sétimo dia.

- TANEA MÁRCIA BALBINA - Nasceu no dia 30 de novembro de 1969. Filha adotada, foi criada pela família desde o seu nascimento. Tanea é filha de Maria das Dores, que tambem vivia juntamente com a família nos trabalhos auxiliares. Hoje vive na Inglaterra, casada com o Sandro Neilor e tem dois filhos: Joshua e Esther.

- PATRÍCIA ROSELI MACHADO DE OLIVEIRA - Nasceu no dia 5 de janeiro de 1971. Caçula da família, formada em odontologia, casada como o Maurício Machado de Oliveira, filho do saudoso tenente Osvaldo e tem duas filhas: Melina e Júlia. Patrícia vive atualmente no estado do Maranhão.

"Junto à nossa família fizeram ou fazem parte tios e suas respectivas famílias, por parte de pai: Cléris, Jesus, Otaviano, Elza e Mirtes. Por parte de mãe: Galego, José Mateus, Nair, Neusa, Gercê e Maria das Graças", completou a filha Socorro.

Ipatinga ano de 1967 - Assista um pouco de nossa históriawww.euamoipatinga.com.br

Publicado por Ipatinga Cidade Jardim em Segunda, 15 de fevereiro de 2016

IPATINGA 1967Um pequeno trecho de sua história. Extrato de um filme feito em 1967, na primeira administração do...

Posted by Eu Amo Ipatinga on Sexta, 3 de abril de 2015

IPATINGA 1973Veja o desenvolvimento gerado pela Usiminas na cidade de Ipatinga em 1973. Inauguração da Carpintaria e...

Posted by Eu Amo Ipatinga on Sexta, 8 de maio de 2015




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br