Ipatinga, 21 de Agosto de 2018
PERSONAGENS

FABRICIANO FELISBERTO DE BRITO

Nascido em Antônio Dias, "Coronel Fabriciano" recebeu do Imperador Dom Pedro II o título de Tenente-Coronel da Guarda Nacional para a região da Comarca de Piracicaba.


FABRICIANO FELISBERTO DE BRITO, mais conhecido como Coronel Fabriciano

Nasceu na cidade de Antônio Dias no dia 22 de agosto de 1840. - MG, mais conhecido na região do Vale do Aço como Coronel Fabriciano.

Fabriciano cursou o ensino primário em uma escola de sua cidade natal, tendo nesta época aprendido o ofício de sapateiro, profissão que exerceu durante sua juventude. Depois foi comerciante e farmacêutico, herdando do sogro, José Tomaz Pereira, a casa comercial de gêneros, armarinhos e tecidos. Esse empreendimento modernizou-se a partir das viagens que fez ao Rio de Janeiro, de onde trazia mercadorias variadas e muitas encomendas para a população da cidade. Anos mais tarde tornou-se um líder local, passando a exercer, por nomeação, diversos cargos públicos: Escrivão do Cartório de Paz e da Subdelegacia de Polícia em 1862, Subdelegado de polícia em 1876, agente do Correio em 1877 e primeiro suplente de Juiz Municipal para o Distrito de Antônio Dias em 1888. Em 25 de agosto de 1888, aos 48 anos, através do apoio de amigos e do Partido Conservador, recebeu do Imperador Dom Pedro II o título de Tenente-Coronel da Guarda Nacional para a região da Comarca de Piracicaba.

Fabriciano faleceu no dia 28 de junho de 1921, casado com Dona Ana Angélica de Carvalho Brito. O casal foi sepultado no jardim da capela de São Geraldo, construída pelo Coronel para mausoléu da família. Com a reforma da capela, em meados dos da década de 1970, seus restos mortais, juntamente com os da sua esposa, foram transladados para o interior da capela. O casal deixou três filhos: Dr. José Tomas de Carvalho, Dr. Manoel Tomas de Carvalho e Dr. Eusébio Tomaz de Carvalho Brito.

Um dos maiores desejos de Fabriciano era a emancipação de Antônio Dias. Conseguindo a autonomia do município, era necessário que se criasse uma escola. No dia 17 de abril de 1909 veio a ser instalada a escola que levou o seu nome. Em agosto de 1938, o então distrito de Calado, pertencente a Antônio Dias, foi batizado com o nome de Coronel Fabriciano (Calado emancipou-se em 27 de dezembro de 1948, já com o nome de Coronel Fabriciano), em homenagem a Fabriciano Felisberto de Brito.

VÍDEO: Projeto "Pioneiros do Vale do Aço" - Coronel Fabriciano

VÍDEO: Conheça Coronel Fabriciano cidade pioneira do Vale do Aço




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br