FAMÍLIA
ESPOSA: Maria Henriqueta nasceu na cidade de Ouro Preto - MG, dia 8 de outubro de 1934, filha de Guilherme Romero Peret e Maria José da Mota Peret. Henriqueta estudou e fez o curso normal, hoje conhecido como magistério na Escola Marília de Dirceu, em Ouro Preto - MG. Maria Henriqueta veio a falecer em Ouro Preto - MG, no dia 29 de julho de 2004, vítima de um enfarto e foi sepultada em Ipatinga.
FILHOS: Margareth Peret fez Engenheira civil, mestrado em engenharia de meio ambiente, trabalha e reside atualmente em Ouro Preto; Kathee Peret formou-se em enfermagem, e atualmente é professora de enfermagem do SENAI em Ipatinga; Julie Peret formou-se Engenharia Elétrica; Karine Peret formou-se Técnico em Processamento de Dados e Carlos Henrique Peret formou-se Engenharia Elétrica e trabalha na Coteminas de Montes Claros.
Veja mais: "CAUSOS E CURIOSIDADES DE IPATINGA"
EDUCAÇÃO
"Em 1956, depois de finalizar o primário e o segundo grau, eu saí de Sete Lagoas para ir estudar em Ouro Preto, na Escola Federal de Farmácia, e lá fiquei até 1959, onde me formei em farmácia. Logo depois, fui para Belo Horizonte, onde me especializei Bioquímica no Hospital do Rádio do Instituto Borges da Costa, por um período de 6 meses. Em 1960, fui para curvelo, onde fui contratado para instalar o laboratório do Hospital Municipal de Curvelo.
CONVITE PARA TRABALHAR EM IPATINGA
Em 1960, eu fui convidado pelo Dr. Paulo Antunes (então chefe do Serviço Médico da Usiminas em Belo Horizonte), para trabalhar na Usiminas com a missão de montar um laboratório de análises clínicas no antigo ambulatório do escritório central da empresa, na época liderado pelo médico Dr Paulo Pinto (chefe da divisão de serviços médicos). Cheguei a Ipatinga no dia 22 de abril de 1961, fui fichado imediatamente na empresa com a chapa de número 2860 onde permaneci até o ano de 1970.
LABORATÓRIO OSWALDO CRUZ
Dia 23 de outubro de 1963, eu montei um Laboratório, na antiga Casa de Saúde Santa Terezinha, antigamente localizado na Rua Belo Horizonte em Ipatinga. Lá eu fiquei por um período de três meses até me mudar para um apartamento no prédio ao lado, em cima onde é hoje os cartórios. Em janeiro de 1964, juntamente com Milton Clementino de Oliveira, mudamos para Rua Itajubá, onde construímos o Laboratório Oswaldo Cruz.
VEJA: Laboratório Oswaldo Cruz “ELDORADO MINEIRO””
MASSACRE DE IPATINGA
No dia 7 de outubro de 1963 eu estava de plantão no Ambulatório do Escritório Central da Usiminas, que ficava onde é hoje a Avenida Pedro Linhares. A notícia corria que na noite anterior o lugarejo estava muito tenso, com brigas e confusões para todos os lados, mesmo assim eu tive força e coragem para cumprir minha obrigação e fui trabalhar. Neste dia, eu vi a criança Ângela Eliana Martins de três meses de idade nos colos de sua mãe Antonieta, elas foram consultadas pelo médico Dr. Hyne Eleomar Prety no ambulatorio antes de serem alvejadas por tiros a um quilômetro do portão de entrada da Usiminas. O Massacre de Ipatinga foi um acontecimento muito triste e marcou a vida de muitas pessoas.
VEJA mais sobre o "MASSACRE DE IPATINGA"
POLÍTICA
Em 1966 recebi um convite de Jamill Selim de Sales para ser seu candidato a vice-prefeito nas eleições de 1966. Na época, eu trabalhava muito e dividia todo o meu tempo entre o laboratório e a família, não tive outra alternativa, recusei o convite. Em 1972, novamente fui convidado pelo ex-prefeito a ser candidato a vereador em sua chapa, pelos mesmo motivo anterior, recusei novamente a oferta", finalizou Jair Paulino.
O VALOR DOS PAIS
"Que bom ter a oportunidade de falar sobre meu pai, Jair Paulino, este homem de coração enorme, tranquilo e equilibrado; e de minha saudosa mãe, Maria Henriqueta, mulher de grande caráter e sensatez. Ficaria horas e horas escrevendo sobre estas pessoas maravilhosas, mas para mim e meus irmãos; Margareth, Kathee, Julie e Carlos Henrique, o que basta é o que eles nos ensinaram: "o valor de uma pessoa não está em TER e sim, SER". Esta herança ninguém retira de nós. Como não podia deixar de ser: o AMOR e a dedicação deles gerou um grande AMOR recíproco", conta sua filha caçula Karine Peret.
- Jair Paulino aposentou-se pelo antigo INPS em 1986 e continuou trabalhando no Laboratório por mais alguns anos até se aposentar definitivamente.
FALECIMENTO
Sr Jair Paulino veio a falecer na madrugada do dia 7 de agosto de 2014, morava com a filha Kathee Peret no bairro Cariru.
Fonte: Ipatinga Cidade Jardim
VÍDEO IPATINGA 1967: Um pequeno trecho de sua história. Extrato de um filme feito em 1967, na primeira administração do prefeito Jamil Selim de Sales. È algo sensacional. Prefeito Jamil Selim de Salles e o presidente da Usiminas, Amaro Lanari Junior, inauguram a Câmara Municipal de Ipatinga, o Palácio dos Três Poderes, o Ginásio de Assistência ao Menor. Visitam local onde será erguido o maior parque siderúrgico da América Latina, além de solenidades e show musical de encerramento.
IPATINGA 1967Um pequeno trecho de sua história. Extrato de um filme feito em 1967, na primeira administração do...
Posted by Eu Amo Ipatinga on Sexta, 3 de abril de 2015
IPATINGA 1973Veja o desenvolvimento gerado pela Usiminas na cidade de Ipatinga em 1973. Inauguração da Carpintaria e...
Posted by Eu Amo Ipatinga on Sexta, 8 de maio de 2015
Documentário "Ipatinga 45 anos"- Documentário sobre a cidade de Ipatinga-MG que comemorou seus 45 Anos em 29 de Abril de 2009.
Posted by Ipatinga Cidade Jardim on Segunda, 14 de dezembro de 2015
Filhos de Ipatinga contam a história da cidade- Produzido pelo jornal Diário do Aço
Posted by Ipatinga Cidade Jardim on Segunda, 14 de dezembro de 2015
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br