IPATINGA - Nasceu no distrito de Barra Alegre - Ipatinga, dia 16 de junho de 1928. Fazendeiro, ex-vereador e funcionário público, Juventino era filho de Samuel Bento da Cruz e Maria Gomes Ribeiro, casou-se com Conceição Martins Ribeiro e teve seis filhos: José Gomes, Maria Marlene, Maria Perpétua Temponi, Maria Marli, Maria Marlete, Geraldo Martins e Flávio Cezar (filho com Raimunda Fortunato).
CONÇEIÇÃO MARTINS RIBEIRO
Nascida em Santa Maria de Itabira (MG), dia 20 de maio de 1920, Dona Conceição casou-se com Juventino Gomes Ribeiro, ex-vereador da Câmara Municipal de Ipatinga por dois mandatos e juntos tiveram seis filhos. Filha de Caetano Martins dos Santos e josefina Júlia madeira, Conceição veio para Ipatinga no início dos anos 60, residiu por muitos anos no bairro Limoeiro e no bairro Bom Jardim.
Dona Conceição veio a falecer às 16:00 horas na tarde do dia 26 de novembro de 2015 e foi sepultada no cemitério Parque Senhora da Paz em Ipatinga do dia seguinte.
A LUTA PELA EDUCAÇÃO EM IPATINGA
Juventino foi eleito Juiz de Paz, pela antiga UDN, exercendo o cargo de 1958 a 1962, foi presidente de setor da CNEC - Conselho Nacional de Educandário da Comunidade, pelo qual trabalhou para a implantação da Escola Rui Barbosa, no bairro Bom Jardim, apesar de ter estudado somente até o terceiro ano primário na Escola Caetana América de Menezes. Fundou o bairro Limoeiro e, nele, a escola onde concluiu o curso primário em 1960, "Escola Rural Geraldo Gomes Ribeiro", transformada, um ano depois, em Grupo Escolar Geraldo Gomes Ribeiro", hoje, Escola Estadual Geraldo Gomes Ribeiro.
Por não conhecer o pai Samuel Bento da Cruz, uma vez que este deixou a mulher ainda na gravidez, Juventino foi criado pela mãe e pelo tio materno Geraldo Gomes Ribeiro - o qual o homenageou dado-lhe o nome a escola que fundou no bairro Limoeiro.
No bairro Limoeiro, ele cedeu gratuitamente um imóvel para que funcionasse o posto policial da PM-MG, evento esse que perdurou por mais de 15 anos, até a sua morte, cabendo aos filhos a retomada do imóvel que estava sob posse do estado.
POLÍTICO NATO
Juventino ingressou na vida política em 1970, elegeu-se vereador duas vezes: em 1970 e depois em 1972, pelo MDB, quando ocupou a função de vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ipatinga. Foi líder da bancada e membro da Comissão de Legislação e Justiça em 1973.
Juventino participou também da Comissão de Finanças e Orçamento e da comissão Tomada de Contas em 1974. "Sobre este fato, ouvi certa vez que para exercer a função de fiscalização legislativa, meu pai chegou a ir no setor de finanças e contabilidade da prefeitura, de surpresa exigir documentos, para fazer inspeção "in loco" atrás de irregularidades. O fato foi narrado em uma palestra pelo saudoso advogado José Nilo de Castro para servidores municipais, ao exemplificar a precariedade e falta de critérios de outras épocas no setor. Em toda sua vida pública, meu pai esteve filiado ao MDB, na época, o partido de oposição ao regime militar", disse o seu filho Flávio Cezar.
Na gestão do ex-prefeito João Lamego, Juventino trabalhou na CURVA - Compania Urbanizadora do Vale do Aço, onde foi chefe do setor de parques e jardins.
Juventino veio a falecer na madrugada do dia 4 de janeiro de 1988, quando abatido por fortes dores no peito, foi levado ao Hospital Marcio Cunha, onde já chegou sem vida. Seu corpo foi velado na Câmara Municipal e sepultado em Ipatinga.
ESCOLA ESTADUAL GERALDO GOMES RIBEIRO
Juventino Gomes Ribeiro, que morava no bairro Limoeiro, zona rural de Ipatinga, idealizava formar uma escola. Para tanto, em 15 de junho de1962, cedeu sua residência, onde se lecionava o 1°, 2°, e 3° anos, sendo as primeiras professoras Genésia Xisto de Oliveira e Leonor Augusta da Costa, pagas pelo proprietário e, posteriormente, contratadas pela Prefeitura Municipal de Ipatinga.
Em 1964, com a denominação de “Escolas Combinadas”, passou a integrar a rede Estadual. Funcionando em um prédio emprestado, em caráter provisório, contendo duas salas com bancos e mesas de madeira bruta, onde os alunos assistiam ‘as aulas.
Em 1965, com a autorização das “Escolas Combinadas”, Maria Rosa da Silva Paiva, Inspetora municipal, nomeava as primeiras professoras para a localidade de Barra Alegre: Helena Machado Pereira e Maria de Lourdes Carvalhais de Oliveira.
Foi uma época difícil, devido as péssimas condições da estrada que ligavam Ipatinga ao Barra Alegre, então o Sr. Juventino se propôs a buscar os professores. A pedido das professoras, um jipe Rádio Patrulha foi cedido pelo Tenente Xavier para levá-las de volta. Com a chegada de novas professoras, para amenizar a situação, foi criada a linha de ônibus Ipatinga – Barra Alegre, mas no período chuvoso o acesso continuava crítico.
Em 30 de junho de 1966, oficializou-se o “grupo escolar” GERALDO GOMES RIBEIRO, pelo governador de Estado, Dr. Israel Pinheiro. Em 12 de março do mesmo ano, foi feito um contrato de locação, passando-se a pagar o aluguel de prédio, também de posse do Sr. Juventino, mas em melhores condições.
Mas porque o nome “GERALDO GOMES RIBEIRO”? A atual escola recebeu esse nome para homenagear um simples e sem instruções, mas preocupado com o futuro das crianças do bairro. Sr. Geraldo era tio do Sr. Juventino, que sempre deu forças para a concretização do seu ideal. Para isso, doou o terreno onde foi construída a escola.
A primeira diretora designada foi a professora Zerildes Costa Moreira, substituída por Aurora Lemos Kall na gestão do prefeito Jamil Selim de Sales. Dona Aurora sempre se preocupava em priorizar e zelar pelo estudo de qualidade dos alunos. Em sua bicicleta, percorria o bairro Cariru colhendo doações para que não faltasse merenda para os estudantes. As lutas de dona Aurora não foram em vão na gestão do prefeito João Lamego Neto, quando recebeu autorização para o funcionamento da 5ª série, formando quatro turmas.
Em 1982, foi autorizado o funcionamento do 6° ano; em 1983, do 7° ano; e finalmente, em 1984, a 8ª série, dando oportunidade aos educandos de concluir o 1° grau em seu próprio bairro. Após tantas conquistas, dona Aurora Lemos Kall se despede da escola.
Eleita pelo colegiado por seu amor, carinho e dedicação, assume a vice-diretora Maria de Lourdes Carvalhais de Oliveira, que conhecia bem a realidade da população. Cumpridora de seus deveres promovia intercâmbio com outras escolas participando da OLICEI (Olimpíadas dos Colégios Estaduais de Ipatinga). Substituída por Maria das Graças Perdigão, pedagoga e professora de português, que permaneceu no cargo até janeiro de 1992.
Eleita pela comunidade, no ano de 1993, assume Maria Pereira Albuquerque. Em 1994, foi empossada Mônica Aparecida da Silva Teixeira; nesse mesmo ano, em 7 de outubro, começa a funcionar o Ensino Médio. Reeleita pela comunidade, Mônica Aparecida continua na direção de 2000 a 2003. Neste período, a escola passa por uma reforma física. Foram constituídas duas salas, almoxarifado e quadra de esportes.
Oficializada em 30 de Junho de 1966 o grupo escolar GERALDO GOMES RIBEIRO hoje atua nos bairros Limoeiro, Barra Alegre, Chácara Madalena e os demais bairros do município de Ipatinga formando seus alunos e os preparando para a vida.
Pensando no futuro de nossos alunos a Escola Estadual Geraldo Gomes Ribeiro nesse ano de 2013 inaugurou o Projeto Pronatec onde nosso alunos farão o curso técnico de Informática ou de contabilidade onde serão preparados para ingressar no mercado de trabalho podendo ter um futuro de sucesso profissional.
Também com muito orgulho inauguramos o nosso museu da escola onde nossos alunos terão a oportunidade de conhecer a história de nossa escola e aprender um pouco mais do passado de nossa comunidade.
"O Sr. Juventino Gomes Ribeiro foi quem deu doou o terreno de sua propriedade para fazer a escola no bairro Limoeiro de Ipatinga. O tempo passou, e hoje a escola completa 47 anos de existência... Que Deus o tenha em um bom lugar, valeu Juventino!", assim estava escrito em um cataz na Escola Estadual Geraldo Gomes Ribeiro, nas celebrações de seus 47 anos em 2013.
Fonte: Ipatinga Cidade Jardim
VÍDEO: Escola Estadual Geraldo Gomes Ribeiro celebra seus 47 anos em junho de 2013.
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br