A TRAJETÓRIA DO LIBANÊS QUE FEZ HISTÓRIA EM IPATINGA
Tufik Trad Láuar chegou a Ipatinga em 1958, acompanhado dos filhos Seleme e Charif, para atuar como mascate (caixeiro-viajante). Em 1963, quando retornou a Poté, trouxe para Ipatinga a mulher e os demais filhos. Abriu a loja "Magazine Monte Líbano" na antiga rua do Comércio e, posteriormente, fundou a "Casa Belga".
São quatorze filhos, no total: Kemel; Charif; Seleme; Chauquet; Nagib; Romel; Neru; Marcony; Marcelo; Naget; Sálua; Vera; Nely; e Samira.
Clique aqui e veja a história e trajetória da filha "VERA TUFIK LAUAR XAVIER"
A RESIDÊNCIA DE TUFIK - PONTO DE CULTURA E CULINÁRIA
Homem culto, era uma referência intelectual. Sua casa era frequentada por artistas, estudantes e amigos que se fartavam com longas e agradáveis conversas sobre os mais variados temas e com a comida libanesa preparada com a carne de carneiro ou coalhada de leite das cabras que criava soltas pelas ruas da prosaica Ipatinga de então.
INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA LÁUAR NA CULTURA LOCAL
A influência da família na cultura da cidade não parou em Tufik; uma geração de estudantes foi formada pelas filhas professoras. Muitos jovens foram influenciados pela música de Nagib e sua guitarra. Nagib foi um dos integrantes do conjunto Pierre 5, que marcou época no período mais efervescente da música da década de 1970.
Muitos jovens também aprenderam a arte da música com o filho, Chauquet Láuar.
ESTUDIOSO E INTELECTUAL
"Tufik tinha uma educação esmerada e era dotado de uma cultura geral invejável. Era mascate de berço e profissão. Gostava de um jogo de baralho e tinha sua rodinha selecionada para jogar. Saía com suas trouxas e suas muambas, vendia de porta em porta e, de vez em quando, talvez para matar saudades do Oriente, estendia uma toalha no chão e colocava sobre ela as mercadorias para o freguês comprar. Era muito correto nos negócios, com a família e no trato com os amigos.
Era uma pessoa estudiosa da geografia. Conhecia como ninguém os problemas das guerras do Oriente e andava sempre atualizado. Tinha um rádio muito potente e passava boa parte da noite ouvindo as notícias e comentários. Sempre que eu desejava conhecer bem de perto os problemas do conflito, o procurava. Ele era minha biblioteca ambulante, sabia tudo e bem", escreveu José Edélcio Drumond Alves.
UM PERFIL DO "SÔ TUFIK" NO BOLETIM ROTARY
Em março de 1997, o advogado e pioneiro de Ipatinga José Edélcio Drumond Alves publicou:
Era um homem do Oriente, que aqui se aportou vindo da região de Teófilo Otoni, trazendo uma família de muitos filhos e talvez tenha aqui chegado motivado pela vinda da Usiminas.
Era do Líbano, chamava de patrício só quem de fato era patrício. Tinha uma educação esmerada e era dotado de uma cultura geral invejável.
Era mascate de berço e profissão. Gostava de um jogo de baralho e tinha sua rodinha selecionada para jogar. Saía com suas trouxas e suas muambas, vendia de porta em porta e, de vez em quando, talvez para matar saudades do Oriente, estendia uma toalha no chão e colocava sobre ela as mercadorias para o freguês comprar. Era muito correto nos negócios, com a família e no trato com os amigos.
Era uma pessoa estudiosa da Geografia. Conhecia como ninguém os problemas das guerras do Oriente e andava sempre atualizado. Tinha um rádio muito potente e passava boa parte da noite ouvindo as notícias e comentários. Sempre que eu desejava conhecer bem de perto os problemas do conflito eu o procurava. Ele era minha biblioteca ambulante, sabia tudo e bem.
A ACUSAÇÃO DE "COMUNISTA"
Uma vez “Sô Selim” me falou que o tenente Xavier ficara sabendo que o Tufik escutava rádio da Rússia e que era comunista. Eu procurei o Xavier e disse para ele: “Se o senhor quer conhecer da guerra no Oriente procura Tufik que sabe tudo e não é nem comunista e muito menos terrorista”. E levei o Tufik para conversar com ele. Ele ficou, como eu, admirado de tanta cultura num homem simples e humilde.
Fonte: Coluna “IPATINGA Cidade Jardim - 50 ANOS” – Diário do Aço – 25 de agosto de 2013
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br