TRAJETÓRIA DO PROFESSOR E JORNALISTA QUE MARCOU SEU NOME EM IPATINGA
IPATINGA - Nascido na cidade de São Domingos do Prata - MG, em 8 de novembro de 1918. Filho de Maria Inácia Gomes Domingues e José Fernandes Ferreira, teve nove filhos: oito filhos do primeiro casamento, com Maria Marques Fernandes: Sebastião Marques, Vera Lúcia, Maria Márcia, Pedro Carlos, Ângela Maria, Jeanete, Valéria, Jose Fávio e Henrique Gomes; e um filho do segundo casamento, com Zilma Gomes.
INTELECTUAL NATO
Ainda muito jovem, mudou- se para João Monlevade, onde iniciou seu trabalho como almoxarife na empresa Belgo-Mineira. Aprendeu, sozinho, os idiomas inglês e francês, tornando- se, posteriormente, tradutor na Belgo-Mineira. Em meados de 1958, veio residir na região do Vale do Aço, inicialmente na cidade de Coronel Fabriciano, onde foi professor do Colégio Angélica e da Escola de Comércio.
VEJA a história do Colégio Angélica de Coronel Fabriciano
VILA CELESTE
Na mesma época, abriu a empresa Cifel para administrar um loteamento particular na cidade de Ipatinga, no bairro Vila Celeste. O nome do bairro é uma homenagem prestada à sua irmã Celeste, uma das primeiras moradoras do bairro, para o qual ele se mudou posteriormente com a família. Sebastião também trouxe seus irmãos para residir na cidade, entre eles o médico Emílio Gomes Fernandes.
VEJA a história do bairro VILA CELESTE
COLÉGIOS
No início da década de 1960, Sebastião fundou o “Colégio Santa Mônica” no bairro Iguaçu, denominado depois Colégio Batista e, finalmente, John Wesley (atualmente no Centro). Passou a participar intensamente dos movimentos educacionais e culturais de Ipatinga, onde continuou lecionando Inglês e Filosofia.
VEJA a história do irmão EMÍLIO GOMES FERNANDES
VEJA a história da irmã CELESTE FERNANDES BATISTA
RECONHECIMENTO DOS EX-ALUNOS
Ex-alunos reconhecem que os ensinamentos do professor Sebastião, além de lhes ter propiciado uma excelente base cultural, permitiram a eles ter uma visão mais ampla e dinâmica da vida e da conjuntura social, o que lhes ajudou a aliar a teoria com a prática. Sebastião Fernandes foi colunista de vários jornais regionais, nos quais costumava assinar artigos com codinome.
ACADEMIA DE LETRAS
Também participava dos eventos da Academia de Letras de Ipatinga, da qual se tornou membro. Muitos que conviveram com Sebastião o admiravam por sua sabedoria, alegria de viver, espírito generoso, conduta ética e por sua busca de conhecimento através da leitura
Sebastião "Nonô" Fernandes veio a falecer no dia 14 de agosto de 1982 de insuficiência cardíaca.
VEJA mais PIONEIROS DE IPATINGA
NONÔ FERNANDES
(Editorial do jornal Diário da Manhã, publicado na terça feira do dia 17 de agosto de 1982, três dias após a sua morte)
Políticos e representantes de todos os setores da comunidade ipatinguense compareceram ao velório de Sebastião Fernandes, o popular Nonô. Como todo homem que tem e expõe idéias próprias, possuia muitos admiradores, mas não escapava também de algumas críticas. No entanto, conseguia a unanimidade de opiniões quando se falava de sua inteligência. De fato, Nonô Fernandes, era uma dessas figuras que surpreendia pelo raciocínio rápido e a facilidade de discorrer sobre todos os acontecimentos, como se fosse "um poço de cultura", mesmo não tendo passado pela formação acadêmica das escolas.
Foi um dos mais destacados professores que Ipatinga já teve, e muitos jovens hoje já bem situados na vida reconhecem que os ensinamnetos de Nonô Fernandes, além de uma excelente base cultural, permitiam uma visão mais ampla e dinâmica da conjuntura social, aliando a teoria à prática.
Nonô era também um homem que poderia tranquilamente ocupar qualquer cargo ou secretaria importante na área de planejamento, principalmente pelo fato de atuar sempre como dinamismo daqueles que passam por cima de um esquema arcaico de burocracia, um dos maiores males desse país.
No jornalismo, Nonô também apresentava um estilo próprio bastante irreverente, ironizando situações políticas da cidade e da região com um molho todo especial, como se fosse um discípulo do genial Dias Gomes e as sua "vítimas" não tinham outra saída a não ser a de soltar boas gargalhadas.
Mas a virtude maior de Nonô Fernandes e que serve de exemplo para todos os pais foi a de saber criar os filhos com extrema dedicação. Nos dias de hoje a sociedade está condicionada a ter um comportamento estereotipado na base do "salve-se quem puder". Assim todo mundo procura lutar com unhas e dentes em busca de uma realização especial que se aproxima da felicidade, diminuindo cada vez mais o tempo que se pode dedicar aos filhos ou amigos. Nonô Fernandes pensava diferente, dedicou boa parte de sua vida a cada um de seus filhos, orientando-os com humanismo e sabedoria. Só depois de verificar que todos eles estavam muito bem encaminhados e aptos para lutar pela sobrevivência, e que pensou um pouquinho nele mesmo. Sebastião Marques, seu filho mais velho, por exemplo, ainda muito jovem, herdou do pai uma inteligência brilhante e já é o responsável geral pelo projeto gigantesco que a Mendes Júnior executa no Iraque. Um pai que pode chegar ao final da vida com a constatação do que soube ser liberal, ponderado e ter funcionado como um guia para assegurar o futuro dos filhos, certamente parte feliz e realizado, como expressava Nonô Fernandes na urna funerária.
Veja mais: "CAUSOS E CURIOSIDADES DE IPATINGA"
Fonte: Coluna “IPATINGA Cidade Jardim - 50 ANOS” – Diário do Aço – 13 de julho de 2014
VÍDEO IPATINGA 1967: Um pequeno trecho de sua história. Extrato de um filme feito em 1967, na primeira administração do prefeito Jamil Selim de Sales. È algo sensacional. Prefeito Jamil Selim de Salles e o presidente da Usiminas, Amaro Lanari Junior, inauguram a Câmara Municipal de Ipatinga, o Palácio dos Três Poderes, o Ginásio de Assistência ao Menor. Visitam local onde será erguido o maior parque siderúrgico da América Latina, além de solenidades e show musical de encerramento.
VÍDEO IPATINGA 1973: Desenvolvimento gerado pela Usiminas na cidade de Ipatinga. Inauguração da Carpintaria e Oficina Mecânica, do Cemitério Parque Nossa Senhora da Paz, da Estação Repetidora, da Cidade dos Meninos e de duas pontes de concreto, obras realizadas pelo prefeito Darcy de Souza Lima.
VÍDEO IPATINGA 2009: Documentário 45 Anos de Ipatinga - HD. Documentário sobre a cidade de Ipatinga-MG que comemorou seus 45 Anos em 29 de Abril de 2009.
VÍDEO IPATINGA 2011: Filhos de Ipatinga contam a história da cidade
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br