"Nasci no bairro Taúbas, Ipatinga, MG, no ano de 1939. Por volta de 1952, ajudei na construção da estrada que liga o bairro Bethânia ao bairro Taúbas. Antes era somente uma trilha por onde passavam os bois. Abrimos a estrada na mão, utilizando enxadas e pás. Depois, recebemos a visita de um padre que marcou o lugar para construir a igreja do bairro.
USIMINAS
Também ajudei a construí-la. Em 1959, trabalhei na terraplanagem para a construção da Usiminas. Ajudei a fazer os buracos para colocação dos postes na área da Usiminas. Naquela época a energia vinha da Usina de Sá Carvalho. Posteriormente, de 1963 a 1964, trabalhei na equipe de vigilância da Usiminas.
VEJA a biografia da irmã RITA SABINO BARBOSA"
MASSACRE DE IPATINGA "TENHO ORGULHO DE SER IPATINGUENSE"
Assisti de perto algumas cenas do episódio que foi denominado de “Massacre de Ipatinga”. “Mataram muita gente perto de mim. A polícia matou gente que não tinha nada a ver. Quando a confusão começou deitei na areia para não levar bala. Tinha gente jogada no chão igual galinha quando ta com febre”. Em 1964, voltei para o Taúbas, para trabalhar na roça. Vim para o campo para descansar a cabeça do trabalho na Usiminas e da confusão do “Massacre”. Voltei para a Usiminas na década de 1970 e sai em definitivo em 1994".
VEJA: "CÓRREGO DO SOSSEGO - TAÚBAS"
Irmã de José Bento, Rita Sabino: “Ipatinga era só mato. Eu tenho pouca leitura, minha mãe não me deixava ir à escola. Aí quando José Bento chegava da escola ele me ensinava algumas coisas”, lembrou Rita Sabino.
José Bento contou como foi o trabalho na abertura da estrada do bairro Taúbas. “Antes lá era uma trilha de boi. E abrimos a estrada na mão. Depois lembro que recebemos a visita de um padre que marcou o lugar para construir a igreja do bairro. Também ajudei nesta obra”, comentou.
Ele afirma que tem orgulho de ter nascido aqui. “Tenho orgulho de ser ipatinguense. Essa é uma cidade humana, tenho orgulho de ser filho de Ipatinga”, ressaltou. O presente que José Bento daria para Ipatinga é a natureza mais preservada. “Lembro de quando tomava banho no Ribeirão Ipanema. Mas hoje nossas águas estão poluídas, as nascentes aterradas. É preciso preservar mais essa nossa riqueza”, concluiu José Bento.
VEJA a biografia da sobrinha "ISOLINA IGÍDIA BARBOSA"
Fonte: Ipatinga Cidade Jardim e Diário do Aço
VÍDEO: Filhos de Ipatinga contam a história da cidade
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br