IPATINGA - Nasceu no dia 1º de novembro de 1924 em Mutum - MG. Filho de Benjamim José de Oliveira e Jordelina Hemerich, casou-se no dia 24 de maio de 1947 com Alzerina Freire de Oliveira e juntos tiveram 4 filhos: Cláudio Cesário, Sérgio Roberto, Sirlene e Siméia. A esposa, Dona Alzerina nasceu na cidade de Lajinha (MG), no dia 11 de novembro de 1929. Filha de Euclides Freire de Almeida e Inácia Freire de Almeida.
O casamento aconteceu em Conceição do Capim, onde Anibal trabalhou como sapateiro. Em 1950, transferiram-se para Vila Paulista, município de Barra do São Francisco - ES, onde residiu até 1959 trabalhando como ferreiro e comerciante de “sêcos e molhados”.
VEJA, o filho CLÁUDIO CEZÁRIO DE OLIVEIRA
PENSÃO CAPIXABA
Em outubro de 1959, mudou-se para Ipatinga, embalado no sonho da construção da Usiminas. Iniciou-se como arrendatário de uma pensão. Não deu certo e voltou a ser sapateiro, o que não decolou.
Montou um pequeno comércio que tinha de tudo um pouco, além de bar. Deixou o negócio com a esposa e os filhos mais velhos e foi ser caixeiro-viajante. De mês em mês voltava em casa e aplicava tudo o que sobrava financeiramente. Isso tudo acontecia perto do pontilhão de ferro, onde construiu de madeira a "Pensão Capixaba" hoje, no final da Rua Belo Horizonte. Dalí, numa bicicleta bagageira, transportava cerca de 40 marmitas para os operários que construíam a Usiminas.
BAR MARINGÁ
Nos primeiros cinco anos passou por várias dificuldades, tendo trabalhado também como sapateiro e viajante, quando aqui deixava a família e ia comprar bordados em São Paulo, para vender no norte do Paraná. No ano de 1965, construiu o "Bar Maringá", ao lado do antigo Posto Guerra. Na ocasião, era o estabelecimento do gênero mais famoso da cidade, devido, especialmente, à comida caseira que fornecia.
VEJA mais PIONEIROS DE IPATINGA
CRIAÇÃO DA ACIAPI
O momento decisivo para a criação da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) ocorreu durante um bate-papo descontraído no restaurante de Aníbal José de Oliveira, situado na rua Belo Horizonte, no Centro de Ipatinga.
Era início do ano de 1966, a cidade recém-emancipada estava crescendo rapidamente e muito se falava da necessidade de se fundar uma entidade representativa dos comerciantes locais. Mas, até aquele momento, a iniciativa não passava de mera especulação.
Naquele dia, foi o próprio dono do restaurante que puxou uma cadeira e sentou-se à mesa onde estavam os comerciantes Alcebíades Barbosa da Fonseca e Pedro José da Silva, levando a conversa para o tema associação comercial. O encontro foi proveitoso, e ficou decidido que Alcebíades iria mobilizar a categoria para concretizar a ideia.
Veja mais: "CRIAÇÃO DA ACIAPI - Parte I"
Veja mais: "CRIAÇÃO DA ACIAPI - Parte II"
CANDIDATO A PREFEITO MAIS VOTADO
Dois anos após a emancipação de Ipatinga, foi convidado pelo MDB para disputar as eleições para prefeito. Nesse pleito (1966), o partido oposicionista lançou, além dele, Renato Poggiali e Jaci Porfírio, contra Jamil Selim de Salles e João Lamego Netto, candidatos pela Arena. Pelo MDB, Aníbal foi o mais votado, mas, no cômputo geral, perdeu para Jamil.
Veja a biografia do ex-prefeito de Ipatinga JAMIL SELIM DE SALLES
Após essa derrota, encerrou sua carreira política. Porém, não deixou de participar da vida política e comunitária da cidade. Pertenceu aos quadros das Lojas Maçônicas "União Ipatinga-Usiminas" e "Amor, Verdade e Justiça", da fundação do Ipaminas e da Aciapi, da implantação da Companhia Telefônica de Ipatinga e da comissão de viabilização do Game. Em 1967, lançou a famosa aguardente "Cachoeira Torta", fabricada em sua terra natal, Mutum.
Veja a biografia do ex-prefeito de Ipatinga JOÃO LAMEGO NETO
HOTEL DO ANÍBAL
Em 1971, tentou construir uma peixaria em Ipatinga. Foi a Belo Horizonte comprar os equipamentos necessários para o empreendimento. Mas, no retorno, o veículo em que viajava capotou e, além de sofrer vários ferimentos, teve os equipamentos danificados. Assim, perdeu a esperança de montar a peixaria. No mesmo ano, porém, construiu um bar que levou o seu nome, só que, agora, na rua Montes Claros.
No ano seguinte, era erguido na rua Pouso Alegre o Hotel do Aníbal, o segundo da cidade.
Além do Bar e restaurante do Aníbal, que lhe deu popularidade, ele também ficou muito conhecido pelo Hotel do Aníbal, que por muitos anos ele gerenciou, aqui na rua Pouso Alegre próximo a rodoviária e mais tarde ele encerrou as atividades.
A Galeria Aníbal José de Oliveira (prédio com salas e lojas), foi uma homenagem de seu filho, Cláudio Cesário de Oliveira, que também deu o nome do pai a um filho seu.
Veja mais: "CAUSOS E CURIOSIDADES DE IPATINGA"
FALECIMENTOS
Aníbal faleceu no dia 13 fevereiro de 1994, vítima de um infarto, viveu por trinta e cinco anos em Ipatinga, onde acabou de criar seus filhos e foi um dos pioneiros na formação e constituição do município. Dona Alzerina Freire de Oliveira veio a falecer no dia 11 de junho de 2000. "Meu pai morreu de ataque cardíaco. E minha mãe, de uma doença rara que se chama Sarcoidose", disse sua filha Simeia.
Fonte: Ipatinga Cidade Jardim
IPATINGA 1967Um pequeno trecho de sua história. Extrato de um filme feito em 1967, na primeira administração do...
Posted by Eu Amo Ipatinga on Sexta, 3 de abril de 2015
IPATINGA 1973Veja o desenvolvimento gerado pela Usiminas na cidade de Ipatinga em 1973. Inauguração da Carpintaria e...
Posted by Eu Amo Ipatinga on Sexta, 8 de maio de 2015
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br