IPATINGA - Muito à frente de seu tempo, foi em um casarão na Praça da Matriz, em Santana do Paraíso, que o pioneiro Jésus Anício de Oliveira constituiu uma grande família junto com a companheira de toda a vida, a professora Amine Selim de Salles, a Dona Neném.
JÉSUS ANÍCIO DE OLIVEIRA - Nasceu em Santana do Paraíso (MG), dia 5 de junho de 1918. Fazendeiro e comerciante, Jésus era filho de Josefino Anício dos Reis e Maria Rosa da Silva, casou-se com Amine Selim de Salles “Dona Neném” dia 28 de maio de 1941, em Santana do Paraíso (MG) e juntos tiveram 25 filhos (19 filhos biológicos e 6 adotivos) e 67 netos e bisnetos.
AMINE SELIM DE SALLES - Carinhosamente era chamada pelos amigos e familiares de “Dona Neném”, nasceu em Santana do Paraíso (MG), dia 8 de dezembro de 1919. Filha de Selim José de Salles e Canuta Rosa de Oliveira Barbosa. Além de cuidar da criação dos filhos, Dona Neném era professora e ainda ajudava o marido no comércio de "secos e molhados.
Clique aqui e veja a biografia de "SELIM JOSÉ DE SALLES"
Jésus Anício e Amine Selim constituíram uma numerosa família, com dezenove filhos e tiveram ainda cinco abortos espontâneos. Dos dezenove filhos, dois faleceram ainda pequenos, Maria faleceu logo ao nascer e Nagib aos três meses de idade. Todos os dezessete filhos casaram e construíram família. Tiveram também cinco filhos adotivos, quatro já faleceram, e a mais nova é casada e reside atualmente em Ipatinga.
Clique aqui e veja a biografia de "CANUTA ROSA DE OLIVEIRA BARBOSA"
FILHOS
1 - Euler José de Oliveira - Nasceu dia 9 de março de 1942, na cidade de Santana do Paraíso (MG) . Foi casado Ana Franscisca de Oliveira e juntos tiveram três filhos. Euler veio a falecer dia 18 de setembro de 1982, em sua terra natal.
2 - Adilson José Selim de Sales de Oliveira - Nasceu no dia 30 de janeiro de 1943, na cidade de Santana do Paraíso (MG). Advogado aposentado, casou-se com Marília Timóti e juntos tiveram três filhos. Atualmente reside em Belo Horizonte.
3 - Anderson José de Oliveira - Nasceu dia 31 de dezembro de 1943, na cidade de Santana do Paraíso (MG) e veio a falecer dia 14 de fevereiro de 1987. Foi casado com Eni, tiveram uma filha e vivia no Rio de Janeiro.
4 - Euder José de Oliveira - Nasceu dia 23 de dezembro de 1944, na cidade de Santana do Paraíso (MG). Técnico Metalúrgico aposentado, casou-se com Lúcia Barcelos e juntos tiveram três filhos. Reside em Ipatinga.
5 - Selim José de Salles Neto - Nasceu dia 24 de maio de 1947, na cidade de Santana do Paraíso (MG). Contador, é casado com Marilda Lage, três filhos e reside em Coronel Fabriciano.
6 - Josefino Nagib de Oliveira - Nasceu dia 1º de maio de 1948, na cidade de Santana do Paraíso (MG). Técnico em Informática, é casado com Carla, tem quatro filhos e reside em Teixeiras de Freitas, estado da Bahia.
7 - Jésus Anício de Oliveira Júnior - Nasceu dia 8 de julho de 1950, na cidade de Santana do Paraíso (MG). Comerciante, é casado com Dulce dos Santos Anício, tem dois filhos e reside em Ipatinga.
8 - Amin Salles de Oliveira - Nasceu dia 27 de junho de 1951, na cidade de Santana do Paraíso (MG). Fazendeiro, é casado com Lúcia, tem sete filhos e vive em Santana do Paraíso (MG).
9 - Maria Rosa de Fátima Salles Fonseca - Nasceu dia 5 de junho de 1953. Empresária do ramo ótico e recentemente formada em Gestão Pública, é casada com Fernando Sales, três filhos e reside em Ipatinga. Além de diretora da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), atualmente Fátima Sales é vice-presidente do Conselho da Mulher Empreendedora.
10 - Amine Sales de Oliveira Barcelos Costa - Nasceu dia 22 de julho de 1954, na cidade de Santana do Paraíso (MG). Casada com José Márcio Barcelos, tem três filhos e reside em Timóteo.
11 - Canuta Nádia de Oliveira Figueiredo - Nasceu dia 17 de junho de 1955, na cidade de Santana do Paraíso (MG). Formada em Odontologia, é casada com Petrônio Figueiredo, tem três filhos e reside em Teixeira de Freitas (BA).
12 - Airton José de Oliveira - Nasceu dia 15 de julho de 1956, na cidade de Santana do Paraíso (MG). Comerciante, é casado com Helena, tem quatro filhos e reside em Ipatinga.
13 - Nájla Salles de Oliveira - Nasceu dia 5 de julho de 1957, na cidade de Santana do Paraíso (MG). Formada em Odontologia, é casada com Anízio, tem duas filhas e reside em Ipatinga.
14 - Nasser José de Oliveira - Nasceu dia 28 de setembro de 1958. Corretor, é casado com Elizandra, três filhos e reside em Ipatinga.
15 - Jamille Nancy Sales de Oliveira - Nasceu dia 22 de janeiro de 1960, na cidade de Santana do Paraíso (MG). Advogada, tem dois filhos e reside em Coronel Fabriciano.
16 - Márcia Salles de Oliveira Zampier - Nasceu dia 16 de fevereiro de 1961, na cidade de Santana do Paraíso (MG). Formada em bioquímica, é casada com Jean Zampier, tem uma filha e vive em Ipatinga.
17 - Naíla Salles Oliveira Pinheiro - Nasceu dia 22 de agosto de 1962, na cidade de Santana do Paraíso (MG). Casada com Starling, tem três filhos e reside em Governador Valadares.
Clique aqui e veja a biografia de "JAMIL SELIM DE SALLES"
CASAMENTO
“Não foi nada fácil para Jésus Anício convencer o sogro Sr. Selim de Salles, que era inimigo político do Sr. Josefino Anício, pai do Sr. Jésus. Para pedir o casamento, Jésus teve que recorrer ao Padre José Lopes, pároco de Mesquita na época e também a interferência do amigo João Bragança. A resposta não foi imediata, ficou quase um mês "debaixo do balaio", como era o termo usado na época. O padre foi conversar com o Sr. Selim, que o Jésus não podia ficar sem resposta e dias depois, Sr. João Bragança trouxe uma carta escrita por D. Canuta. Selim e Canuta consultou os filhos, e a família por unanimidade de votos, saiu vencedora a proposta de Jésus de se casar com Amine”, disse a filha Fátima Salles Fonseca.
Clique aqui e veja a história da "Fazenda Barra Grande e Bethânia"
TRAJETÓRIA DOS PIONEIROS
Jésus Anício participou ativamente da educação de seus filhos, agregados e do desenvolvimento da região do Vale do Aço. Muito à frente de seu tempo, foi em um casarão na Praça da Matriz, em Santana do Paraíso, que o pioneiro constituiu uma grande família junto com a companheira de toda a vida, a professora Amine Selim de Salles, a Dona Neném. Os dois ficaram casados 69 anos.
"Também moravam com a família, quatro filhos de amigos, que moravam na roça e os filhos precisavam estudar. Ficavam de segunda a sexta-feira e passavam o fim de semana com seus familiares, retornando aos domingos para Santana do Paraíso. Uma filha de seu compadre Inácio de Caratinga, Moema, era professora e veio trabalhar na escola em Santana do Paraíso e morou por vários anos com o casal. Jésus perdeu sua mãe, Maria Rosa muito cedo e dedicou também a ajudar seu pai na criação dos filhos menores, trazendo também seu irmão Josefino Anício, Zío, para morar com a família, por vários anos até se casar.
Clique aqui e veja a biografia de "AMALINE DE SALLES MENEZES "Dona Lili""
SECOS E MOLHADOS
A bondade, a generosidade e o amor era sempre compartilhado pela família. Moravam em um imenso casarão na esquina da praça da matriz, com Av. Getúlio Vargas, ao lado do Grupo Escolar Albertino Ferreira Drumond. O terreno para construção da escola foi doado por Jésus Anício. Jésus era comerciante e tinha máquina para beneficiamento do café e algodão, que eram vendidos para a Gabiroba, Caratinga, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Viajava durante dias para comercializar o café e algodão e na volta trazia as novidades para a sua loja que funcionava na esquina de sua residência e era administrada por D. Amine e Zé Tingonha. Trazia de tudo, da mais pura seda a tecidos diversos, maquiagem, aviamentos, secos e molhados, ferramentas e ainda sementes para renovar a horta, que tinha uma grande variedade de hortaliças. Era tanta variedade, couve-flor, brócolis, beringela, pimentão e vários tipos de tomates, repolho roxo, pimentas variadas, que os alunos da escola faziam excursão para conhecer as variedades. No quintal, frutas variadas, que eram colocadas na janela que dava para o adro da igreja, para quem quisesse pegar. E a meninada ia brincar de bola, pião, belisco e se esbaldavam com as deliciosas frutas. Podiam pegar a vontade, e até levar para casa.
Clique aqui e veja a biografia de "ZARIFE SELIM DE SALLES"
GERADOR DE ENERGIA E MAMADEIRAS
Por ter um gerador para as máquinas de beneficiar o café e algodão, Jésus fornecia também a energia elétrica para a rua principal e a Igreja e também algumas residências mas em número limitado para não haver sobrecarga. Não mediam esforços para colaborar com a comunidade.
Para tantos filhos pequenos, muitas mamadeiras, o consumo diário da casa era 15 litros de leite. Fornecia também gratuitamente o leite para idosos adoentados ou mães que não tinham como comprá-lo para os filhos pequenos. O leite da fazenda era entregue na cooperativa, CRAPE. Na fazenda se plantava de tudo e tinha também máquina para limpar arroz e fazer o milho, canjiquinha e fubá. Era grande o movimento na casa.
Clique aqui e veja: "PIONEIROS DE IPATINGA"
MAIS DE 100 AFILHADOS
A família sempre gozou da boa convivência com todos, parentes e amigos, e talvez por isto, tiveram mais de 100 afilhados na cidade, padrinhos de batismo e de casamento, o que muito os engrandecia. D. Amine ou melhor, D. Nenêm do Jésus, também era professora, e muitos de seus alunos, que moravam na Tribuna, passavam antes na casa da família para almoçar, pois vinham de muito longe e a professora era como se fosse mãe e cuidava de todos com carinho. A tarde, quando retornava da escola, era hora de corrigir os deveres de casa, olhar o caderno de todos os filhos pequeno e ajudá-los nas lições. Era rígida, estudou no colégio das irmãs em Itabira e cobrava o caderno limpo e a letra legível e bonita. As seis da tarde, todos já no quarto, para rezar o terço e depois ouvir as histórias dos livros dos Irmãos Ghrim, que eram contadas em capítulos. A noite, quando todos dormiam, era hora de fazer seus planos de aula e também a escrita da loja para ajudar o marido.
Quando algum filho adoecia e precisava de cuidados médicos, vinham a cavalo até Ipatinga para pegar o trem até a cidade de Nova Era, onde ficava o hospital mais próximo e deixavam aos cuidados do Dr. Lage. Nestes momentos contava sempre com a companhia de tia Cina ou vó Caetana, mãe de D. Canuta. Mais tarde, com a fundação do Hospital Siderúrgica e Nossa Senhora do Carmo em Coronel Fabriciano, ficavam aos cuidados do Dr. José Riscala Albeny e Dr. Pedro Sampaio Guerra.
Clique aqui e veja a biografia de: "PEDRO SAMPAIO GUERRA"
EDUCAÇÃO ERA A PRIORIDADE
O foco do casal era com a educação dos filhos. Assim que terminavam o curso primário, logo iam para outra cidade prosseguir nos estudos. Seus filhos mais velhos Euler, Adilson, Euder estudaram na cidade de Ponte Nova e Anderson em Belo Horizonte e Selim em Caratinga, Nagib e Jesinho para o seminário em Bananal e Elói Mendes. No ano de 1965, Fátima, a filha mais velha do casal, foi morar em Belo Horizonte na residência de Jejefe e Lalá, que era irmã de D. Amine, para fazer o curso de Admissão e o primeiro ano ginasial, vinha em casa somente nas férias escolares. Adilson nesta época morava também em Belo Horizonte e fazia o curso Ciêntífico. O casal decidiu então se mudar para a cidade de Coronel Fabriciano no ano de 1967 para estudar as filhas. Mudaram com toda a família, 16 filhos, para a rua Duque de Caxias 134, no centro de Coronel Fabriciano. O filho Euler, havia casado e continuou em Santana do Paraíso. Os filhos mais velhos, oito homens, tiveram então a oportunidade de trabalho, uns na Usiminas, outro em bancos, Cemig, Prefeitura de Ipatinga, no comércio, na Cia Acesita, e prosseguiram também nos estudos. Não mediram esforços para que todos os filhos estudassem e conquistassem sua independência.
Clique aqui e veja a biografia de "EDWIGES SELIM DE SALLES BICALHO (Dona Lilá)"
MUDANÇA PARA CORONEL FABRICIANO
D. Amine, ou D. Nenêm do Jésus, era professora estadual e pediu sua transferência para Coronel Fabriciano, onde lecionou até se aposentar na Escola Estadual Padre Deolindo Coelho, em Melo Viana. Foi uma grande batalhadora, uma mulher de fibra, que por onde passava encantava a todos com seu carisma, sua alegria, sua generosidade e sua bondade.
Durante a semana D. Amine ficava com os filhos em Coronel Fabriciano e Jésus na fazenda em Santana do Paraíso, retornando as sextas-feiras para o aconchego familiar. Contavam também com Dinha Vicência e Dinhada (Dinha Geralda), eram irmãs, e moraram com a família desde que os filhos eram pequenos e ajudaram nos cuidados com a numerosa prole. Eram muito amadas e respeitadas por todos eles! Dinha Vicência ficou viúva muito jovem, e não teve filhos, e Dinhada nunca se casou , mas considerava todos como seus filhos e deles receberam todo carinho e gratidão. Dinha Vicência faleceu aos 78 anos, em Coronel Fabriciano, teve uma parada cardíaca enquanto dormia. Dinhada, a mais nova, faleceu aos 80 anos, em 1998, quando a família já residia em Ipatinga. Mãe do Carmo foi a ama de leite, que amamentou quase todos, muito amada e respeitada, todos a chamavam de mãe. Seus filhos também considerados irmãos. Durante toda a vida, teve o carinho, a gratidão e a presença de todos em sua vida. Faleceu em Santana do Paraíso, aos 80 anos.
Em Coronel Fabriciano, muitos filhos, se formaram, e se casaram. Na residência do casal os amigos eram sempre bem vindos, família muito alegre, e de convivência agradável, espelhada nos belos exemplos de seus pais, Jésus e Amine. O casamento de um de seus filhos foi desfeito e não hesitaram em trazer a netinha de 2 anos e o neto com 3 meses para cuidarem. Assim também foi quando perderam o filho mais velho, uma grande dor e Jésus e Amine trataram de acolher os netos que ainda muito jovens, tinham perdido o pai. Família sempre unida! e diziam sempre bom é com todo mundo junto!¨ A juventude, os anos dourados de grande parte dos filhos foi em Coronel Fabriciano, cidade acolhedora, onde conquistaram grandes amigos e moraram com a família durante 15 anos.
Clique aqui e veja: "PIONEIROS DO VALE DO AÇO"
MUDANÇA PARA IPATINGA
Com o falecimento de seu pai, Sr. Selim, Amine decidiu mudar para a cidade de Ipatinga e ficar mais próximo de sua mãe, D. Canuta. Mudaram no ano de 1982, e por vários anos moraram na Av. 28 de Abril. Com o falecimento de sua mãe, D. Canuta, transferiram residência para a rua Campinas- Bairro Veneza I. Mesmo morando em Ipatinga, a porta da casa permanecia sempre aberta, para receber os amigos. Eram muitos os que os visitavam e compartilhavam de prazerosos momentos. A família, sempre reunida, os irmãos de D. Amine e Sr. Jésus, sempre muito unidos e participativos com a família. As boas reuniões aconteciam todos os dias em sua residência, para uma boa partida de jogo de Buraco, bons papos e gostosas gargalhadas, regadas a mesa farta. As irmãs de Amine, vinham toda tarde e sempre era festa. Amigos, vizinhos, sobrinhos e os filhos e netos sempre presentes, completavam a alegria do casal. Jésus e Amine deixaram um grande legado para a família, exemplos de fé, amor, bondade e justiça", disse a filha do casal Fátima Salles, que atualmente exerce o cargo de Diretora e vice-presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Aciapi.
Clique aqui e veja o vídeo de "LATIF SELIM DE SALLES"
"O MELHOR PRESENTE QUE DEUS ME DEU FOI AMINE"
“O melhor presente que Deus me deu foi a Amine e, depois, os meus filhos, a minha família”, não se cansava de dizer Jésus Anício de Oliveira, que esteve à frente de seu tempo não só por sua atuação solidária em Santana do Paraíso, mas por ter estimulado a esposa a exercer sua profissão e, principalmente, pelo tipo de educação que ofereceu aos filhos.
Ele sabia da importância da educação formal e transferiu a família para Coronel Fabriciano para que os filhos pudessem dar continuidade aos estudos. Dona Neném continuou lecionando na cidade até se aposentar.
Dona Neném ficou ao todo 20 anos grávida e, ainda assim, trabalhava à tarde no armazém e, pela manhã, dava aulas na Escola Estadual Albertino Ferreira Drummond, construída em terreno doado por Jésus (parte do quintal da casa da família). Por essa e outras ações, o pioneiro foi homenageado pelo município.
MÉDICO E AMIGO DA FAMÍLIA
Dr. Aloísio Benvindo, o grande médico e amigo de todas as horas. Podia ligar a qualquer momento, as vezes vinha atendê-los em casa. Quando minha mãe faleceu, Dr. Aloísio estava fora do país e ao retornar uma semana depois veio visitar meu pai que o abraçou em lágrimas e disse: "se o senhor estivesse aquí doutor, teria sido diferente, eu não teria perdido minha Amine!", completou Fátima Salles.
FALECIMENTOS
Jésus Anício de Oliveira veio a falecer em sua residência (rua Campinas - bairro Veneza), na noite de uma sexta-feira, 3 de junho de 2011, vítima de uma parada cardiorrespiratória ou PCR. Sr. Jésus foi velado em Ipatinga e sepultado em sua terra natal, Santana do Paraíso (MG), dia 5 de junho, na data em que completaria 93 anos de idade.
Amine Selim de Salles "Dona Neném" veio a falecer em Ipatinga aos 90 anos de idade, dia 13 de setembro de 2009, vítima de uma parada cardíaca e foi sepultada em Santana do Paraíso (MG).
PROFESSOR AMILAR E AMIGO DA FAMÍLIA
"Dona Amine Selim de Salles, a tia Neném deu aulas no Grupo Escolar Albertino Ferreira Drumon, no turno matutino, e à tarde trabalhava no armazém/loja de seu marido, Jésus Anício de Oliveira. Calma, coração boníssimo, muito querida por todos. Sua casa ficava na rua principal, bem na esquina com o adro da igreja/Praça da Matriz. Hoje, um lote vago. Anexa à casa, estava a loja, com portas também para o adro da igreja e para a rua principal. Ela sabia da importância da educação formal e, com seu marido, transferiram a família para Coronel Fabriciano para que os filhos pudessem dar continuidade aos estudos. Tia Neném continuou lecionando na cidade até se aposentar.
Posteriormente, a família mudou-se para Ipatinga, morando no bairro Veneza, com a casa sempre cheia e a mesa farta para toda a família, incluindo, além dos filhos, netos, bisnetos, genros, noras, amigos e as cunhadas, especialmente – Zarife e Lilá, companheiras do jogos de baralho vespertinos regados a uma boa prosa".
(José Amilar da Silveira - Professor, educador e pioneiro das cidades de Santana do Paraíso e Ipatinga)
Clique aqui e veja a biografia do educador "JOSÉ AMILAR DA SILVEIRA"
OBS: Agradecimentos aos irmãos Fátima Salles Fonseca e Jésus Anício de Oliveira Júnior por contribuírem com esta matéria, nos fornecendo fotografias, depoimentos e informações da família.
Fonte: Ipatinga Cidade Jardim
VÍDEO: Programa Viação Cipó - SANTANA DO PARAÍSO - Bloco 1.
VÍDEO: Programa Viação Cipó - SANTANA DO PARAÍSO - Bloco 2.
VÍDEO: Programa Viação Cipó - SANTANA DO PARAÍSO - Bloco 3.
VÍDEO: Programa Viação Cipó - SANTANA DO PARAÍSO - Bloco 4.
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br