IPATINGA - Nasceu em Nova Lima - MG, dia 7 de setembro de 1942. Romero casou-se com Marilda de Araújo Santos Vale, dia 3 de dezembro de 1967 e tiveram um filho, Cleizer Vale (nascido em Ipatinga). Cleizer casou-se com Ana Carolina Albeny Coelho e juntos tem um filho, Miguel.
Romero chegou a Ipatinga no início do ano de 1962, persuadido por um amigo que tinha uma loja na então rua do Comércio e precisava vendê-la. Foi aí que surgiu a loja Rei dos Alumínios.
Clique aqui e veja: "PIONEIROS DO VALE DO AÇO"
REI DOS ALUMÍNIOS
"Um amigo tinha uma loja e queria vender. Vim somente conhecer, mas resolvi ficar e adquirir a loja. A dita loja era o "Rei dos Alumínios", mas as lojas, naquela época, vendiam de tudo". O convite recebido para assumir a "Rei dos Alumínios", localizada na Avenida 28 de Abril, não foi aleatório. "Na capital, eu já trabalhava nesse segmento. Tinha uma barraca de vasilhames, que ficava na feira dos produtores da cidade". As vendas eram impulsionadas pela concorrência. "Praticamente era só nossa loja".
Romero lembra das épocas mais movimentadas do ano. "Cheguei a fechar a loja as 3h da manhã, véspera de natal. Eu precisava atender o consumidor. As pessoas tinham muita necessidade de comprar e eu de vender. Para ele, a principal dificuldade daquela época concentrava-se no transporte de mercadorias. "Uma viagem a Belo Horizonte levava cerca de sete horas. Até João Monlevade a estrada era de chão."
Veja mais: PIONEIROS DE IPATINGA
SOCIEDADE DOS AMIGOS DE IPATINGA
“Ipatinga, para mim, foi um amor à primeira vista, e vim para ficar. Tinha 19 anos de idade e um futuro promissor pela frente. Minha primeira participação na comunidade foi na Sociedade dos Amigos de Ipatinga, entidade que articulava a emancipação político-administrativa do distrito.
Veja mais: PIONEIROS DE CORONEL FABRICIANO
LUTAS PELA ACIAPI
No dia 21 de março de 1966, foi fundada a Associação Comercial de Ipatinga, onde fui dos sócios fundadores. O primeiro presidente eleito nessa entidade foi João Lamego Netto, que não chegou a tomar posse, pois se tornaria inelegível em suas pretensões políticas. Assumiu em seu lugar o vice, Vicente Ribeiro.
Em 1975, assumi a presidência da Aciapi, quando ajudei a fundar o Clube de Diretores Lojistas(CDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito - SPC. Como presidente, em 1977, articulei a transformação do posto de serviços do Banco do Brasil em agência autônoma, com o apoio de Luiz Verano. Cinco anos depois, em função do desenvolvimento da cidade, Ipatinga ganhava uma agência metropolitana do Banco do Brasil. Outra participação foi na criação da Companhia Telefônica de Ipatinga, em 1968, da qual fui um de seus diretores.
Veja mais: PIONEIROS DA USIMINAS
IPAMINAS, ROTARY CLUB E POLÍTICA
Fui sócio-fundador do Ipaminas Esporte Clube e rotariano durante alguns anos. Lancei Jamil Selim de Salles como candidato a prefeito de Ipatinga, em 1965. Na primeira disputa, pela UDN, Jamil perdeu para Fernando dos Santos Coura, do PSD. Após a extinção da Arena, em 1978, encerrei minha participação na política, dando oportunidade para os mais novos.
DESENVOLVIMENTO SOLIDIFICADO
Como presidente da comissão pró-construção do Paço Municipal e da Estação Rodoviária, defendi e consegui que as edificações fossem instaladas onde estão até hoje. As construções fizeram com que o Centro de Ipatinga tivesse um desenvolvimento solidificado, acabando de vez com os pequenos barracões de tábua que haviam no local.”
Veja: Causos e curiosidades de Ipatinga
FALECIMENTO
Romero Jose Santos do Vale veio a falecer, aos 73 anos, no fim da tarde do dia 4 de dezembro de 2015. O pioneiro de Ipatinga estava internado há vários dias no Hospital Márcio Cunha lutando contra uma trombose intestinal e acabou não resistindo depois de várias cirurgias. Romero Santos do Vale foi sepultado no cemitério Parque Senhora da Paz de Ipatinga.
Clique aqui e veja: "Trombose Intestinal: Causas"
AMIGOS LAMENTAM A MORTE DO PIONEIRO
José de Oliveira Silva, que presidiu a Aciapi entre 1995 e 1997, era amigo de Romero e fala com carinho do empresário. “É uma perda lamentável para todos nós. Era um cidadão de grandes qualidades, em todos os aspectos. Ficará em nossa lembrança pelo grande homem que foi e pela importância que teve para o município e principalmente para a Aciapi”, disse.
VEJA a biografia do amigo JOSÉ DE OLIVEIRA SILVA
O também ex-presidente da Associação Comercial, Gustavo Souza, classifica Romero José como um presidente aberto e receptivo. “Era muito dinâmico. É uma perda grande para a entidade e para Ipatinga. Foi um dos primeiros presidentes e ajudou a formar a estrutura que temos hoje na Aciapi”, pontuou.
José Edélcio Drumond Alves, que também presidiu a entidade, se emocionou ao falar do amigo de juventude. “Perdemos nós, perdeu Ipatinga. Romero foi exemplo para todos que querem começar uma profissão. Começou vendendo marmita e, anos depois, deixa um legado de empresário ético e inovador. Foi rotariano de primeira linha e destaque em tudo o que fez. Esteve engajado na construção da sede da Aciapi e faz parte dessa história. Minha família e eu estamos profundamente entristecidos com essa perda”, lamentou.
VEJA a biografia do amigo JOSÉ EDÉLCIO DRUMOND ALVES
Fonte: Ipatinga Cidade Jardim
IPATINGA 1967Um pequeno trecho de sua história. Extrato de um filme feito em 1967, na primeira administração do...
Posted by Eu Amo Ipatinga on Sexta, 3 de abril de 2015
IPATINGA 1973Veja o desenvolvimento gerado pela Usiminas na cidade de Ipatinga em 1973. Inauguração da Carpintaria e...
Posted by Eu Amo Ipatinga on Sexta, 8 de maio de 2015
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br