IPATINGA - Nasceu em Santa Maria de Itabira (MG) no dia 13 de junho de 1920. Filho de Manoel Batista Drumond e Jandira Guaraciaba Horta. Casou-se no dia 17 de abril de 1941 com Rita de Alvarenga Drumond e juntos tiveram dezesseis filhos: José Edilson (falecido), Gislene, Milton (falecido), Odalene (falecida), William (falecido), Edilene, Dorothy (falecida), Wilton, Elza, Elaine (falecida), Welington (falecido), Glaydsmar (falecido), Longina, Rita de Cássia (falecida), Rosy e José Drumond Alvarenga.
RITA DE ALVARENGA DRUMOND - Nasceu em Santa Maria de Itabira (MG), no dia 3 de março de 1925. Filha de Argemiro Procópio de Alvarenga e Logina Oliveira Alvarenga.
Clique aqui e veja a biografia de RITA DE ALVARENGA DRUMOND
FILHOS
1- José Edilson Alvarenga Drumond (in memoriam) - Nasceu em Santa Maria de Itabira (MG), dia 3 de janeiro de 1942 e veio a falecer no mesmo dia do parto.
2- Gislene de Alvarenga Drumond - Nasceu em Santa Maria de Itabira (MG), dia 27 de dezembro de 1942. Formada em Magistério, Gislena trabalhou em várias escolas de Ipatinga e aposentou-se em 1993, depois de exercer a profissão por 33 anos. Hoje, trabalha como voluntária na comunidade de Nossa Senhora das Graças (bairro Esperança), que pertence a Paróquia de São Geraldo, do bairro Bom Jardim. Reside atualmente no bairro Esperança, cidade de Ipatinga.
3- Milton de Alvarenga Drumond (in memoriam) - Nasceu em Santa Maria de Itabira (MG), dia 25 de março de 1943 e veio a falecer no dia 18 de junho do mesmo ano.
4- Odalene de Alvarenga Drumond (in memoriam) - Nasceu em Santa Maria de Itabira (MG), dia 22 de outubro de 1944 e veio a falecer no dia 18 de julho de 1946.
5- William de Alvarenga Drumond (in memoriam) - Nasceu em Santa Maria de Itabira (MG), dia 8 de dezembro de 1946 e veio a falecer no dia 13 de maio de 2005. William deixou dois filhos: Adriano Salles Drumond (nascido em Uberaba – MG) e Melissa Salles Drumond (nascido em Ipatinga – MG); e quatro netos: Vitória Drumond, Bernardo Drumond, Gabriel Drumond e Ana Gabriela.
6 - Edilene de Alvarenga Drumond - Nasceu em Santa Maria de Itabira (MG), dia 25 de fevereiro de 1942. Formou-se em magistério e direito. Hoje, Edilene vive com a mãe, no bairro Esperança, onde curte sua aposentadoria.
7- Doroth de Alvarenga Drumond (in memoriam) - Nasceu Santa Maria de Itabira (MG), dia 21 de abril de 1949 e veio a falecer no dia 20 de julho do mesmo ano.
8- Wilton de Alvarenga Drumond - Nasceu em Santa Maria de Itabira (MG), dia 9 de outubro de 1950. Casou-se com Lucia Badaró e juntos tiveram dois filhos: Lorena Badaró Drumond e Guilherme Badaró Drumond, nascidos em Vitória (ES). Wilton é aposentado e trabalha como voluntário em entidades filantrópicas, na cidade de Vitória, onde reside.
9- Elza de Alvarenga Drumond - Nasceu em Antônio Dias (MG), 14 de janeiro de 1952 e tem três filhos: Luciane Drumond Machado, Fernando Drumond Machado e Karina Drumond Machado, nascidos na cidade de Ipatinga (MG). Elza trabalhou por muitos anos na Prefeitura Municipal de Ipatinga e aposentou-se como funcionária pública. Vive atualmente na cidade de Belo Horizonte (MG).
10- Elaine de Alvarenga Drumond (in memoriam) - Nasceu em Ipatinga (MG), dia 15 de julho de 1954 e veio a falecer no dia 18 de outubro de 1954.
11- Wellington de Alvarenga Drumond (in memoriam) - Nasceu em Ipatinga (MG), dia 3 de janeiro de 1955 e veio a falecer no dia 31 de maio de 2006.
12- Glaydsmar de Alvarenga Drumond (in memoriam) - Nasceu em Ipatinga (MG), dia 27 de fevereiro de 1956 e veio a falecer no dia 24 de agosto de 2006. Glaydsmar deixou três filhos: Marcelo Drumond Oliveira, Paulo Roberto de Oliveira e Thiago de Alvarenga Drumond; e seis netos: Henrique Lima Drumond, Gustavo Lima Drumond, Pietra Lima Drumond, Luisa Drumond Silva, Carolina Drumond Silva e Felipe Drumond Silva.
13- Longina de Alvarenga Drumond - Nasceu em Ipatinga (MG), dia 9 de maio de 1957. Formou-se em Odontologia e Serviço Social. Longina trabalhou por muitos anos na Prefeitura municipal de Ipatinga, como dentista, onde se aposentou. Hoje, trabalha como voluntária em serviços sociais do "Projeto Omega", do bairro Veneza.
14- Rita de Cássia de Alvarenga Drumond (in memoriam) - Nasceu em Ipatinga (MG), dia 9 de julho de 1959 e veio a falecer no dia 5 de setembro de 1969.
15- Rosy de Alvarenga Drumond - Nasceu em Ipatinga (MG), dia 11 de julho de 1961. Formou-se em pedagogia e trabalha no Instituto Educacional Mayrink Vieira, do bairro Cidade Nobre. Rosy vive atualmente com a mãe, no bairro Esperança.
16- José Drumond de Alvarenga - Nasceu dia 3 de agosto de 1962 e têm dois filhos: Pablo Matheus Ferreira e Natália de Alvarenga Drumond, ambos nascidos em Ipatinga.
Veja mais: PIONEIROS DE IPATINGA
“CASA DRUMOND”
José Drumond chegou ao arraial de Ipatinga em agosto de 1952, procedente de Antônio Dias (MG), para comprar uma loja de tecidos de José Fortunato da Silva (Zeca Fortunato), que denominou “Casa Drumond”. “Na época, havia nas redondezas muitos carvoeiros e agricultores. O comércio era muito bom e instalei mais duas lojas na então Rua do Comércio (hoje Avenida 28 de Abril) e uma no município de Santana do Paraíso”.
INSTALÇÃO DO DISTRITO DE IPATINGA
“A instalação do Distrito de Ipatinga se deve muito ao trabalho de meu pai, Manoel Batista Drumond, e Manoel Izídio. Não sabia de nenhum movimento para instalar o distrito de Ipatinga. Quando soube, meu pai e o Manoel Izídio estavam com tudo arranjado”.
Clique aqui e veja a biografia do pioneiro "RAIMUNDO ANÍCIO ALVES"
BANCO MERCANTIL
"Além do comércio de tecidos, entre 1955 e 1960, eu era correspondente da agência do Banco Mercantil de Minas Gerais em Coronel Fabriciano. Minha função era realizar depósitos e realizar cobranças de duplicatas no distrito de Ipatinga e em Santana do Paraíso, fazendo acerto com o banco duas vezes por mês. Apesar de fazer o acerto quinzenalmente, o movimento não era dos melhores, mas dava muito trabalho, razão pela qual encerrei esta atividade, que também não era remunerada”.
VEJA mais PIONEIROS DO VALE DO AÇO
EMANCIPAÇÃO DE IPATINGA
“Iniciei a primeira conversa sobre a emancipação político-administrativa de Ipatinga em 1960. Estava tomando cerveja no bar do Raimundo Anício Alves com alguns amigos, quando me diriji ao então vereador José Anatólio Barbosa sobre a possibilidade da emancipação do distrito.
José Anatólio, que era vereador de Coronel Fabriciano, eleito pelo distrito de Ipatinga, achou viável minha ideia e, no dia seguinte, iniciava o movimento pró-emancipação. A primeira providência foi a constituição de uma comissão, com a finalidade de reunir os documentos necessários para conseguir a emancipação.
Desta comissão, além de mim participaram: José Anatólio Barbosa, Raimundo Anício Alves, Raimundo Oliveira Silva, Raimundo Nonato, João Cláudio Teixeira de Salles (Usiminas) e o médico Emílio Gomes Fernandes. A comissão tinha um fundo de contribuição para cobrir os gastos do movimento.
O movimento para emancipar o distrito de Ipatinga se deveu ao fato de a prefeitura de Coronel Fabriciano nunca ter executado nenhum tipo de melhoramento no distrito, no tocante a: luz elétrica, água e escola. Nesse ínterim, já estava sendo construída a Usiminas.
Com toda documentação pronta, a comissão foi a Belo Horizonte solicitar apoio dos deputados da UDN na Assembléia Legislativa, salientando que o movimento de emancipação de Ipatinga partiu de udenistas da localidade. Retornando a Ipatinga, a comissão ficou de prontidão, aguardando informações dos parlamentares sobre o processo de emancipação. Quando era necessário levar algum documento na capital, era feito um rodízio em meu carro e no de Raimundo Anício".
Clique aqui e veja "causos de Ipatinga"
VETO DA EMANCIPAÇÃO
“A documentação conseguida pela comissão foi considerada a mais completa dentre a de todos os outros distritos do Estado que solicitavam a emancipação. Mesmo assim, o então governador de Minas Gerais, José de Magalhães Pinto, vetou a emancipação de Ipatinga por motivos políticos”.
Clique e veja a biografia do primeiro farmacêutico prático da Vila de Ipatinga, RAIMUNDO NONATO VIEIRA
MUDANÇA E RETORNO A IPATINGA
“No final de 1962, como o distrito de Ipatinga não oferecia condições de um ensino adequado, vendi minhas lojas e mudei com a família para Itabira (MG), visando oferecer melhor nível de ensino a meus filhos.
Em 1968, retornei para Ipatinga. Tive grande apoio do então prefeito, Jamil Selim de Salles, bem como dos amigos que havia deixado na cidade. Recomecei morando em casa de aluguel. Trabalhando transportando verduras, de Belo Horizonte até Ipatinga, trajeto que fiz até 1976. Posteriormente, me dediquei à compra e venda de sucatas".
Clique aqui e veja "RUA DO COMÉRCIO - Avenida 28 de Abril"
FATO PITORESCO: DEPUTADO EXPULSO DO ARRAIAL DE IPATINGA
José Drumond conta o fato que provocou a “expulsão” de um deputado estadual do distrito de Ipatinga durante a inauguração dos postos de Correios (1954-1955) no antigo Cine São José (centro), que aconteceu logo após a morte do presidente Getúlio Vargas.
“Estavam presentes na solenidade o prefeito Raimundo Alves de Carvalho, de Coronel Fabriciano, e o deputado Sinval Siqueira, que prometera exibir documentário sobre o enterro do presidente Getúlio Vargas naquele dia. Todavia, o que o público viu na tela do cinema foi um documentário sobre Francisco Alves, famoso cantor da época. Os moradores “queimaram no golpe” exigindo a saída do deputado do distrito de Ipatinga, o que foi feito debaixo do pipocar de foguetes”, finalizou o pioneiro José Drumond.
Clique aqui e veja a biografia de "RAIMUNDO ALVES DE CARVALHO"
FALECIMENTO
José Drumond veio a falecer no Hospital Márcio Cunha, dia 6 de julho de 1999, vítima de uma parada cardíaca.
OBS: Agradecimentos a Gislene Alvarenga Drumond (filha de José e Rita Drumond) por contribuir com esta matéria.
Fonte: Ipatinga Cidade Jardim
Ipatinga ano de 1967 - Assista um pouco de nossa históriawww.euamoipatinga.com.br
Publicado por Ipatinga Cidade Jardim em Segunda, 15 de fevereiro de 2016
IPATINGA 1967Um pequeno trecho de sua história. Extrato de um filme feito em 1967, na primeira administração do...
Posted by Eu Amo Ipatinga on Sexta, 3 de abril de 2015
IPATINGA 1973Veja o desenvolvimento gerado pela Usiminas na cidade de Ipatinga em 1973. Inauguração da Carpintaria e...
Posted by Eu Amo Ipatinga on Sexta, 8 de maio de 2015
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br