Ipatinga, 17 de Agosto de 2022
PERSONAGENS

LAURA XAVIER SANTANA



Laura Xavier Santana

Nasceu em Coroaci – MG, em maio de 1945, de onde veio com a família para Ipatinga, em 1960. Laura era a quarta filha do casal Darcy Xavier e Graciana Coelho Xavier. Ela se formou como professora no Colégio Angélica, em Coronel Fabriciano, e foi trabalhar na escola do Bom Jardim. O sobrenome Santana veio do marido, Walter Santana, que era professor de Português no Colégio São Francisco Xavier. Após o casamento, ocorrido em dezembro de 1974, o casal passou a residir no bairro Novo Cruzeiro.

Laura faleceu em um trágico acidente, em agosto de 1975, quando ia com o marido para o trabalho. O carro em que estavam foi literalmente atropelado por um caminhão basculante na entrada do bairro Cidade Nobre. Levada para o Hospital Márcio Cunha, Laura, que estava grávida de cinco meses, não resistiu.

Laura foi homenageada em Ipatinga, emprestando seu nome a “Escola Estadual Laura Xavier Santana” – de 1ª à 4ª série – criada pelo Decreto Nº 9.798, de 1º de junho de 1960. A extensão de série – de 5ª à 8ª – foi determinada pelo Decreto Nº 6.849, de 18 de abril de 1985. Portaria SEE/MG Nº 1086, de 12 de outubro de 1994. Ensino médio comum geral. A escola está situada na Rua Rosa Branca, 140 – bairro Bom Jardim.

O nome da escola – “Laura Xavier Santana” – indicado pela também educadora Helena Quintão, foi aprovado por todas as professoras. Trata-se de uma homenagem a uma ex-professora da escola do Bom Jardim, que era dinâmica e muito inteligente, uma referência de competência e responsabilidade, além de pessoa muito querida pelas colegas de trabalho.




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br