ESCOLA E ABRIGO
A Estação Ipatinga, que foi construída em 1930 para substituir a Estação de Pedra Mole, remete ao pequeno vilarejo situado à região leste de Minas Gerais e que até início de 1960, contava com pouco mais de 60 casas e 200 habitantes entre carvoeiros, fazendeiros, pequenos agricultores e comerciantes. Foi desativada em 1951, e suas dependências foram utilizadas, no período de 1963 a 1964, como sala de aula para os filhos de trabalhadores locais. Em 1968, a "Estação Ipatinga" serviu de abrigo para as vítimas da enchente do Ribeirão Ipanema.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Em 30 de dezembro de 1981, a Estação Ipatinga foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, através do Decreto N. 1.422. A partir de 1986, iniciaram-se intervenções para recuperar o prédio. Mas somente em dezembro de 1992, as obras de restauração foram concluídas, sendo que os recursos foram viabilizados a partir de negociações firmadas entre a Prefeitura Municipal de Ipatinga e Companhia Vale do Rio Doce. Concebida como importante referencial na história de formação do pequeno lugarejo que deu origem à cidade de Ipatinga, a antiga estação ferroviária, após restauração concluída em 1992, passou a ser um centro cultural ou espaço cultural.
ESTAÇÃO MEMÓRIA
A inauguração deste espaço foi oficializada em 28 de dezembro de 1992 e representou o marco inicial no processo de resgate da memória de uma jovem cidade. A estréia da Estação Memória, como passou a ser popularmente chamada, se deu em 1993, passando a desenvolver também projetos voltados para a divulgação de trabalhos de artes, tornando-se local de visitação pública para exposições de pinturas, fotografias, vídeos, documentos históricos, além do espaço para pequenos shows musicais, com abertura para artistas regionais. A partir daí, foram implementados pela Coordenadoria de Cultura desta Prefeitura projetos voltados para pesquisa, aquisição e divulgação de documentos que visam fornecer dados sobre a criação e transformação sócio-econômica do município de Ipatinga.
REFERÊNCIA
A Estação Memória de Ipatinga já é um referencial da história do Município, confundindo-se com a história de sua gente. É fundamental a valorização e fortalecimento desse Patrimônio histórico e cultural, mantendo em evidência a importância do mesmo, tanto no presente, quanto na solidificação das bases de um futuro com memória. A Unidade é bastante procurada por alunos de escolas das redes pública e particular de ensino, desde o nível fundamental à pós-graduação e mestrado, em busca de informações sobre a história de Ipatinga e outros assuntos ligados à cultura e ao cotidiano do município.
FONTE: "IPATINGA - Cidade Jardim". (Autor José Augusto Moraes).
Clique aqui e veja a biografia de EFIGÊNIA QUEIROZ DA SILVA
Clique aqui e veja a biografia de ISAURA MARIA LIMA "Naná"
Clique aqui e veja a biografia de ZEZA AVELINO SOUTO
VÍDEO: Ipatinga - Minas Gerais a capital do vale do aço
VÍDEO: ESTAÇÃO MEMÓRIA "Zeza Souto". Ipatinga na Viação Cipó. Otávio di Toledo visita Ipatinga e conta as histórias da Estação Memória, mostra a vida calma de Vila Ipaneminha, na zona rural da cidade, visita o Ipatingão e o Kartódromo Emerson Fitipald
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br