ESTAÇÃO POUSO DE ÁGUA LIMPA
IPATINGA - Inaugurada em Ipatinga, no dia 12 de junho de 1999. A Estação Pouso de Água Limpa é uma réplica de uma estação de 1917, é o ponto de partida do passeio da maria-fumaça - locomotiva alemã, de 1937, da Estrada de Ferro Caminho das Águas - pelo Parque Ipanema.
A Maria Fumaça de Ipatinga é usada apenas como atração turística na área do Parque Ipanema, pela Estrada de Ferro Caminho das Águas. A máquina de origem alemã foi fabricada em 1937 e é movida a vapor, percorrendo 2,6 quilômetros de trilhos de ida e 2,6 Km de volta pelo Parque Ipanema. A locomotiva possui dois vagões com capacidade total para 70 passageiros. Mas nos dias atuais não está em funcionamento, apesar da insistência da população que pede seu retorno. Tombada pelo patrimônio, decreto/Lei: Lei 1.727 de 04/11/1999.
A estrada de ferro foi construída em 60 dias e, tanto o seu projeto como execução, respeitaram os critérios das normas ambientais. Além do uso da escória de aciaria como lastro, a mesma usada na E.F. Vitória a Minas; foram utilizados dormentes de eucalípto tratado, madeira oriunda de plantação de manejo sustentável. Os dois giradores instalados nas extremidades da ferrovia foram construídos em Ipatinga e medem 10 metros. Esse equipamento é de suma importância para a segurança da operação, uma vez que em uso não há necessidade de trafegar com a locomotiva em recuo. Poucas estradas possuem esse equipamento, inclusive a própria ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) adquiriu semelhantes há poucos anos atrás.
Propriedade/responsável: Prefeitura Municipal de Ipatinga. Endereço: Margem direita do Ribeirão Ipanema, s/n°, Centro, área urbana.
O último passeio da Maria-Fumaça foi em abril de 2008, durante as comemorações do aniversário da cidade. A locomotiva foi trazida para a região por José Mauro Cardoso de Oliveira. O apaixonado por ferrovias comprou a máquina em 1979. Vinte anos depois, quando se mudou para Ipatinga, resolveu trazer na bagagem o trem, que se tornou atração turística. De origem alemã e fabricada em 1937, a locomotiva é movida a vapor, puxa dois vagões, feitos com estrutura de madeira e ferro, e tem capacidade para 70 passageiros
LOCALIZAÇÃO
Este complexo situa-se à margem direita do Ribeirão Ipanema e é constituído pela Locomotiva "Maria Fumaça", pela Estrada de Ferro Caminho das Águas (com 2,6 Km de extensão) e por uma réplica de estação ferroviária denominada Estação Pouso de Água Limpa. A locomotiva a vapor, de origem alemã, foi construída em 1937, utiliza combustível a lenha e bagaço de cana. Inaugurada em 12 de junho de 1999, busca proporcionar à população a vivência de parte dos costumes do início da ocupação do município.
Endereço: Margem direita do Ribeirão Ipanema, s/nº, Novo Centro.
Fonte: Ipatinga Cidade Jardim
Clique aqui e veja a história da MARIA FUMAÇA DE IPATINGA
Clique aqui e veja a história da ESTAÇÃO FERROVIÁRIA "PEDRA MOLE"
Clique aqui e veja a história da ESTAÇÃO MEMÓRIA "ZEZA SOUTO"
Clique aqui e veja a história da ESTAÇÃO DO CÓRREGO DE NOSSA SENHORA (Horto)
Clique aqui e veja a história da ESTAÇÃO DA VILA DE IPANEMA
VÍDEO: Veja como funciona a Maria Fumaça de Ipatinga I.
VÍDEO: Veja como funciona a Maria Fumaça de Ipatinga II.
VÍDEO: Após cinco meses de restauração, a caldeira da Maria Fumaça de Ipatinga é entregue ao município
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br